SP

Home EMTU

Imagem pagina

VLT - Veículo Leve sobre Trilhos

VLT - Veículo Leve sobre Trilhos

 
VLT - Veículo Leve sobre Trilhos

O futuro dos transportes já é realidade na Baixada Santista. O Governo do Estado de São Paulo, por meio da EMTU, levou à região o VLT – Veículo Leve sobre Trilhos, um modelo de eficiência e acessibilidade.

Já em operação há alguns anos em cidades europeias com excelentes resultados, o Veículo Leve Sobre Trilhos tem emissão zero de poluentes. Interage com o meio urbano de maneira amigável, circulando ao nível das ruas, preservando o patrimônio histórico e colaborando para a revitalização urbanística das vias por onde passa.

A operação do VLT da Baixada Santista começou em abril de 2015. O moderno Centro de Controle Operacional foi entregue em junho de 2016. O primeiro trecho do VLT, com 11,1km de extensão foi totalmente entregue à população no dia 31/01/2017, ligando o Terminal Barreiros, em São Vicente, à Estação Porto, em Santos. 

A população dos nove municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista já usufrui dos benefícios do VLT, com menos poluição sonora, além da redução do tempo gasto nas viagens entre os municípios. 

Em setembro de 2018, o VLT foi nomeado como Complexo Geraldo Volpe, em homenagem ao vereador que atuou durante duas décadas no município de São Vicente.



Confira outros vídeos do empreendimento.

O usuário do transporte metropolitano da Baixada Santista desde junho de 2016 conta também com o benefício da Integração metropolitana entre o VLT e 10 linhas municipais de Santos, além de 45 linhas metropolitanas.

É necessário que o usuário tenha o Cartão BRCard para realizar as integrações. As informações para obter o cartão estão disponíveis no site www.brmobilidadebs.com.br.


Obras

O primeiro trecho do VLT, que liga o terminal Barreiros, em São Vicente, ao Porto, em Santos, foi entregue no início de 2017. O segundo trecho está em fase de obras e ligará a estação Conselheiro Nébias ao bairro Valongo, em Santos. 

Clique aqui para saber mais sobre as obras do Complexo Geraldo Volpe.

Benefícios

  • Mais conforto e qualidade de vida aos usuários;
  • Ampliação das ciclovias na região;
  • Tecnologia consome 2,6 menos energia que os ônibus e 5,4 menos do que os automóveis;

Dados Gerais

  • Extensão de 26,6km (somando-se trechos entregues, em obras e em fase de projeto);
  • 15 estações de embarque e desembarque no trecho Barreiros-Porto, 14 previstas no trecho Conselheiro Nébias-Valongo e 4 projetadas no trecho Barreiros-Samaritá;
  • 22 veículos transportarão diariamente cerca de 70 mil passageiros;



Logotipo do Governo do Estado de São Paulo

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos S.A. de São Paulo - EMTU/SP utiliza cookies, que são controlados e armazenados em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no nosso portal implica na concordância com esse procedimento, que se fundamenta na Política de Privacidade da empresa.