Cartão BOM Especial

Cartão concedido às pessoas com deficiência, cuja gravidade comprometa sua capacidade de trabalho, bem como aos menores de 16 anos com deficiência, conforme Resolução Conjunta SS/STM vigente, garantindo assim a isenção do pagamento de tarifa nas linhas intermunicipais da Região Metropolitana de São Paulo.

Com esse cartão, o usuário realizará o embarque pela porta dianteira do ônibus e, ao aproximar o cartão do validador, passará pela catraca e desembarcará pela porta traseira do veículo. O Cartão BOM Especial permite ao beneficiário cadastrar até dois acompanhantes, sendo que apenas um pode acompanhá-lo no embarque.

Os passageiros  com deficiência das demais regiões metropolitanas obterão o benefício ao fazerem a requisição da Carteira de Identificação do Passageiro Especial (CIPES) em Unidades de Saúde do SUS credenciadas pelas Secretarias de Saúde de seus municípios.

ICOM - Central de Tradução Simultânea

A EMTU/SP, empenhada em seu papel de inclusão social de passageiros especiais, passa a utilizar na CAPES São Paulo um novo sistema de comunicação que vai ajudar o relacionamento com usuários surdos-mudos.

O ICOM, iniciativa da AME (Associação Amigos Metroviários dos Excepcionais), entidade sem fins lucrativos que há 25 anos trabalha pela inclusão de pessoas com deficiência, é uma central de tradução simultânea em libras - a língua brasileira de sinais - baseada em um sistema de intermediação por vídeo. Quando acionado, o serviço triangula a comunicação entre intérprete, surdo e ouvinte. A comunicação se dá como em uma videoconferência. 

Quem tem direito ao Bom Especial
Como requisitar o cartão
Obtenha o laudo médico em uma unidade de saúde credenciada

CAPEs São Paulo (Atendimento ao Passageiro Especial)
Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 2654 - Jabaquara
Telefones: 5021-3838, 5021-4224 ou 5021-4343.

 


Outros Cartões: