Imagem pagina

Cartão BOM Especial

Cartão concedido às pessoas com deficiência, cuja gravidade comprometa sua capacidade de trabalho, bem como aos menores de 16 anos com deficiência, conforme Resolução Conjunta SS/STM vigente, garantindo assim a isenção do pagamento de tarifa nas linhas intermunicipais da Região Metropolitana de São Paulo.

Com esse cartão, o usuário realizará o embarque pela porta dianteira do ônibus e, ao aproximar o cartão do validador, passará pela catraca e desembarcará pela porta traseira do veículo. O Cartão BOM Especial permite ao beneficiário cadastrar até dois acompanhantes, sendo que apenas um pode acompanhá-lo no embarque.

Os passageiros  com deficiência das demais regiões metropolitanas obterão o benefício ao fazerem a requisição da Carteira de Identificação do Passageiro Especial (CIPES) em Unidades de Saúde do SUS credenciadas pelas Secretarias de Saúde de seus municípios.

ICOM - Central de Tradução Simultânea

A EMTU/SP, empenhada em seu papel de inclusão social de passageiros especiais, passa a utilizar na CAPES São Paulo um novo sistema de comunicação que vai ajudar o relacionamento com usuários surdos.

O ICOM, iniciativa da AME (Associação Amigos Metroviários dos Excepcionais), entidade sem fins lucrativos que há 25 anos trabalha pela inclusão de pessoas com deficiência, é uma central de tradução simultânea em libras - a língua brasileira de sinais - baseada em um sistema de intermediação por vídeo. Quando acionado, o serviço triangula a comunicação entre intérprete, surdo e ouvinte. A comunicação se dá como em uma videoconferência. 

Quem tem direito ao Bom Especial
Como requisitar o cartão
Obtenha o laudo médico em uma unidade de saúde credenciada

CAPEs São Paulo (Atendimento ao Passageiro Especial)
Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 2654 - Jabaquara
Telefones: 5021-3838, 5021-4224 ou 5021-4343.

 


Outros Cartões: