Acessibilidade do Corredor ABD (São Mateus - Jabaquara)

  
Acessibilidade do Corredor ABD (São Mateus - Jabaquara)

Obras

As obras nos Terminais Metropolitanos São Bernardo do Campo, Santo André Leste, Sonia Maria e Jabaquara já foram concluídas no 2º semestre de 2012.

Dentre as melhorias, destacam-se:

  • Instalação de pisos táteis (direcional e alerta);
  • Instalação de rampas nas plataformas, corrimãos;
  • Instalação de sinalização nos degraus;
  • Instalação de portões automáticos nas travessias entre as plataformas, que podem ser acionados à distância pelos operadores da Sala de Controle Operacional;
  • Instalação de circuito interno de TV e interfones para comunicação com os operadores do terminal;
  • Reforma dos sanitários e vestiários que também receberam dispositivos de acessibilidade; e
  • Instalação de elevador no Terminal Jabaquara.

Obras em andamento:

Box Rodape

Tipos de Intervenções

Quiosques, lixeiras, telefones públicos, bancos, entre outros, foram realocados para uma rota mais curta e intuitiva. Também foram evitadas as travessias em desníveis com a implantação de passarelas e túneis, além das devidas sinalizações das faixas de pedestre. Outra particularidade para esse tipo de deslocamento é a implantação de portões automáticos de correr entre as plataformas, acionados pela CCO (Centro de Controle Operacional), e o constante monitoramento e apoio ao deficiente pela equipe de operação.

Nos locais onde o volume de pedestres é muito superior ao de veículos, a EMTU/SP tem adotado travessias elevadas, tipo lombo-faixa. Estas melhoram significativamente o tráfego de pedestres, obrigando os ônibus a diminuírem a velocidade, reduzindo o risco de acidentes. Os projetos abrangeram as áreas dos terminais como um todo, envolvendo a adaptação das calçadas no entorno, circulação interna, áreas de uso público como sanitários e bilheterias, além de todo apoio operacional, como vestiários e escritórios, possibilitando a contratação de pessoas com mobilidade reduzida para o exercício de suas funções em qualquer parte dos terminais.


Confira as fotos de circulação para aumentar a acessibilidade nas instalações da EMTU/SP.