As obras já realizadas no trecho Campinas-Sumaré deram continuidade ao compromisso de proporcionar aos 2,5 milhões de habitantes do eixo Noroeste da Região Metropolitana de Campinas, um transporte público digno com acessibilidade, rapidez e conforto.
Obras como o Corredor da Avenida Lix da Cunha, as Estações de Transferência (Americana e Anhanguera) e os terminais construídos (Campinas e Hortolândia) representam um ganho qualitativo na mobilidade dos usuários. A ampliação da Lix da Cunha e as Estações de Transferência, por exemplo, melhoraram significativamente esta que é a principal ligação entre o eixo noroeste de Campinas e a rodovia Anhanguera.
A passagem inferior para pedestres que liga o Terminal Metropolitano de Campinas a bairros centrais faz com que a população tenha um ganho de tempo diário significativo em seu deslocamento. Esta obra beneficia 18 mil pessoas / dia. Foram realizadas ainda obras complementares: Terminal Metropolitano de Hortolândia e Estação de Transferência de Americana, reforma do terminal Monte Mor, construção do viaduto sobre a linha férrea ALL e pontos de parada com total acessibilidade em Sumaré, 3 Km de pista segregada e 5 km de ciclovias em Hortolândia, além dos bicicletários em Hortolândia e Americana.