VLT - Veículo Leve sobre Trilhos

  
VLT - Veículo Leve sobre Trilhos

O futuro dos transportes já é realidade na Baixada Santista. O Governo do Estado de São Paulo, por meio da EMTU, levou à região o VLT – Veículo Leve sobre Trilhos, um modelo de eficiência e acessibilidade.

Já em operação há alguns anos em cidades europeias com excelentes resultados, o Veículo Leve Sobre Trilhos tem emissão zero de poluentes. Interage com o meio urbano de maneira amigável, circulando ao nível das ruas, preservando o patrimônio histórico e colaborando para a revitalização urbanística das vias por onde passa.

A operação do VLT da Baixada Santista começou em abril de 2015. Atualmente, nove estações das 15 previstas no trecho de 6,5 km entre Barreiros, em São Vicente, e Porto de Santos, atendem a população entre as duas cidades. O moderno Centro de Controle Operacional foi entregue em junho de 2016. 

A população dos nove municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista vai usufruir dos benefícios do VLT, já que haverá menos ônibus em circulação, menos poluição sonora, além da redução do tempo gasto nas viagens entre os municípios. Os dois trechos do VLT da Baixada Santista atenderão cerca de 70 mil passageiros  transportados diariamente por 22 VLT´s, 15 deles já entregues pelo fabricante. O restante dos veículos chegará em Santos até 2017.



Confira outros vídeos do empreendimento.

Integração Metropolitana

O usuário do transporte metropolitano da Baixada Santista a partir de 19/06/2016 conta também com o benefício da Integração metropolitana entre o VLT e 37 linhas intermunicipais

O sistema funciona da seguinte maneira: ao embarcar no ônibus metropolitano será debitada no cartão do usuário a tarifa da linha utilizada, e na integração com o VLT não será debitado valor adicional. No sentido contrário, ao embarcar no VLT, serão debitados no cartão o valor de R$ 3,80 mais o complemento da tarifa da linha no embarque no ônibus metropolitano. Por exemplo: R$ 3,80 (tarifa do VLT) + R$ 0,35 (complemento) = R$ 4,15 (tarifa do ônibus). O débito vai variar de acordo com a tarifa da linha a ser utilizada. 

É necessário que o usuário tenha o Cartão BRCard para a integração entre o VLT e as linhas metropolitanas. As informações para obter o cartão podem ser conhecidas no site www.brmobilidadebs.com.br. 

Obras

O primeiro trecho do VLT, que ligará o terminal Barreiros, em São Vicente, ao Porto, em Santos, está em fase de obras. O segundo trecho, em fase de projetos e licenciamento ambiental, ligará a Estação Conselheiro Nébias ao bairro Valongo, em Santos. 

Clique aqui para saber mais sobre as obras do VLT da Baixada Santista.

Benefícios

  • Mais conforto e qualidade de vida aos usuários;
  • Ampliação das ciclovias na região;
  • Tecnologia consome 2,6 menos energia que os ônibus e 5,4 menos do que os automóveis;

Dados Gerais

  • Extensão de 26,5km (somando-se trechos entregues, em obras e em fase de projeto);
  • 15 estações de embarque e desembarque previstas no trecho Barreiros-Porto e 13 previstas no trecho Conselheiro Nébias-Valongo;
  • 22 veículos transportarão diariamente cerca de 70 mil passageiros;