Índice de Qualidade Ambiental
Os sistemas de transporte urbanos de passageiros constituem atividades altamente impactantes do ponto de vista ambiental, representando fontes de poluição e de contaminação da água, ar e solo.
O Índice de Qualidade Ambiental (IQA) foi desenvolvido procurando abranger os principais fatores ambientais do sistema de transporte de passageiros, passíveis de quantificação e de avaliação de desempenho, frente a um valor de referência.
O IQA é uma ferramenta que auxiliará no acompanhamento e gestão dos impactos ambientais do sistema de transporte. Está sendo estudada a possibilidade deste compor um subíndice parte do Índice de Qualidade do Transporte (IQT), já estabelecido pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU/SP) e anualmente utilizado como componente de avaliação dos serviços prestados pelas empresas operadoras.
O IQA é composto por três grupos principais de informação, cada um configurando um subíndice ambiental: Índice de Consumo de Recursos, Índice de Emissão de Poluentes e Gases de Efeito Estufa e Índice de Gestão Ambiental.
As seguintes iniciativas do IQA serão pautadas pela otimização da operação, por meio da:
-
inserção de tecnologias veiculares e combustíveis menos poluentes - considerando a idade da frota, veículos a etanol e elétricos, uso de filtros no sistema de exaustão de gases, entre outros;
-
melhoria dos processos de gestão ambiental nas garagens das empresas - tendo em vista o gerenciamento de resíduos e efluentes, uso de água e outros insumos na manutenção e limpeza veicular, eficiência energética, entre outros.