SP

Home EMTU

Imagem pagina

Índice de Qualidade Ambiental

Texto da imagem

Os sistemas de transporte urbanos de passageiros constituem atividades altamente impactantes do ponto de vista ambiental, representando fontes de poluição e de contaminação da água, ar e solo.

O Índice de Qualidade Ambiental (IQA) foi desenvolvido procurando abranger os principais fatores ambientais do sistema de transporte de passageiros, passíveis de quantificação e de avaliação de desempenho, frente a um valor de referência.

O IQA é uma ferramenta que auxiliará no acompanhamento e gestão dos impactos ambientais do sistema de transporte. Está sendo estudada a possibilidade deste compor um subíndice parte do Índice de Qualidade do Transporte (IQT), já estabelecido pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU/SP) e anualmente  utilizado como componente de avaliação dos serviços prestados pelas empresas operadoras.


O IQA é composto por três grupos principais de informação, cada um configurando um subíndice ambiental: Índice de Consumo de Recursos, Índice de Emissão de Poluentes e Gases de Efeito Estufa e Índice de Gestão Ambiental.

As seguintes iniciativas do IQA serão pautadas pela otimização da operação, por meio da:

  • adequação da capacidade veicular à demanda;
  • inserção de tecnologias veiculares e combustíveis menos poluentes  - considerando a idade da frota, veículos a etanol e elétricos, uso de filtros no sistema de exaustão de gases, entre outros;
  • melhoria dos processos de gestão ambiental nas garagens das empresas  -  tendo em vista o gerenciamento de resíduos e efluentes, uso de água e outros insumos na manutenção e limpeza veicular, eficiência energética, entre outros.



Logotipo do Governo do Estado de São Paulo

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos S.A. de São Paulo - EMTU/SP utiliza cookies, que são controlados e armazenados em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no nosso portal implica na concordância com esse procedimento, que se fundamenta na Política de Privacidade da empresa.