SP

Home EMTU

Imagem pagina

Ônibus a Diesel

Com relação a projetos de desenvolvimento tecnológico para ônibus a diesel, a  EMTU/SP participa de dois programas, o FEELPURE e o ConscientizAR, ambos visam diminuir a emissão de poluentes dos ônibus a diesel no meio ambiente.  

O “FEELPURE” começou em parceria com a Pirelli Pneus e tem por objetivo reduzir o material particulado presente nas emissões da combustão do diesel por meio de filtros catalisadores. O equipamento é desenvolvido com a tecnologia PIRELLI FBC SYSTEM - Fuel Borne Catalyst, e já está instalado nos ônibus das empresas Auto Viação Urubupungá (RMSP), Viação Piracicabana (RMBS)  e Rápido Luxo Campinas (RMC).

Texto da imagem

Nesse programa, também são feitos testes com os filtros catalisadores que servem para o pós-tratamento dos gases resultantes da combustão do diesel convencional Em seguida, eles são instalados nos ônibus e rodam por cerca de 60 mil km, depois retornam aos testes laboratoriais para verificar a eficácia dos elementos filtrantes depois de “envelhecidos” e a durabilidade dos equipamentos. Esses últimos testes simulam ciclos padrões internacionais de condução. Os resultados preliminares encontrados já demonstraram uma grande redução nas emissões dos gases decorrentes da combustão do diesel, inclusive da fumaça preta.

Por sua vez, o ConscientizAR tem caráter fiscalizatório, realizado em parceria com a CETESB (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental). Também presta serviços educativos, uma vez que a elevada emissão de gases poluentes está associada à falta de manutenção do veículo ou à má qualidade do combustível utilizado, dentre outros descuidos. Clique aqui para mais informações.





Logotipo do Governo do Estado de São Paulo

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos S.A. de São Paulo - EMTU/SP utiliza cookies, que são controlados e armazenados em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no nosso portal implica na concordância com esse procedimento, que se fundamenta na Política de Privacidade da empresa.