29/12/2016 - Cartão BR Card Especial será obrigatório no transporte metropolitano a partir desta segunda-feira



A partir desta segunda-feira (2), pessoas com deficiência e direito à gratuidade nas linhas de ônibus metropolitanas deverão apresentar obrigatoriamente o cartão BR Card Especial ao utilizar o serviço de transporte metropolitano (ônibus e VLT). De agosto a novembro deste ano, a EMTU/SP recadastrou cerca de 5,5 mil usuários. Apesar da prorrogação do prazo de recadastramento, de um total de 13 mil usuários que têm direito ao benefício, 2,5 mil não retornaram com a documentação exigida e 5 mil ainda não compareceram.

A ação de recadastramento foi amplamente divulgada por meio de notificações enviadas às residências dos interessados, além de avisos publicados nas mídias sociais, na grande imprensa e cartazes afixados nos ônibus.  O recadastramento foi feito no prédio do CCO do VLT da Baixada Santista.  

A partir de agora, os interessados em obter o cartão BR Card Especial devem procurar a Unidade Básica de Saúde do seu município, cadastrada na EMTU/SP (site www.emtu.sp.gov.br), para obter o laudo médico, aguardar o agendamento e posterior  retirada do cartão na mesma unidade.

Têm direito à gratuidade as pessoas com deficiência, cuja gravidade comprometa a capacidade de trabalho, incluindo ainda os menores de 16 anos. A doença deve constar na legislação estadual que rege o benefício.  



Atualizado em: 04/01/2017 14:02:36