Home EMTU

Imagem pagina

30/01/2020 - CPTM, EMTU e Metrô recebem campanha de conscientização sobre a hanseníase



Ações com órgãos municipais da saúde fazem parte do Janeiro Roxo

As empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) recebem esta semana ações de conscientização sobre a hanseníase. O objetivo é informar os passageiros da CPTM, do Metrô e da EMTU/SP sobre como identificar a doença, conhecendo sinais e sintomas. As três empresas abrem espaço em suas estações e terminais para levar informação de utilidade pública às pessoas, em parceria com secretarias municipais da saúde.

Na Estação Itaim Paulista da CPTM, na Linha 12-Safira, a ação será nesta terça-feira (28). Para ajudar na divulgação e atrair o interesse de quem estiver passando, uma equipe formada por enfermeiros e auxiliares, usará um manequim com manchas pelo corpo e um megafone para falar dos sinais e sintomas da doença.

Na quinta-feira (30), o Metrô terá ações nas estações Sacomã, na Linha 2-Verde, e Vila Prudente, integração das linhas 2 e 15-Prata; e a EMTU/SP terá atividades em três terminais metropolitanos - Jabaquara, São Mateus e Diadema.

Sobre a doença - A hanseníase é uma doença crônica e pode ser transmitida de um indivíduo para outro, quando a pessoa infectada não faz o tratamento adequado. A enfermidade atinge principalmente a pele e os nervos próximos à superfície dos tecidos, podendo ocasionar lesões. O aparecimento de manchas brancas ou avermelhadas pelo corpo juntamente com falta de sensibilidade ou dor ao toque são sinais de alerta para a hanseníase. Outros sintomas são dormência, formigamento e fraquezas musculares nas extremidades de mãos, pés e faces.

Atualmente, o Brasil é o segundo país com maior número de novos casos de hanseníase por ano. Em 2018, foram quase 30 mil pessoas infectadas, segundo dados do Ministério da Saúde.

O Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase foi instituído por lei em 2009 e é celebrado no último domingo de janeiro.

SERVIÇO - Campanha de conscientização sobre hanseníase
 
CPTM

Local: Estação Itaim Paulista (Linha 12-Safira)

Data: 28/01

Horário: 9h às 17h

EMTU/SP

Local: Terminal Metropolitano Jabaquara

Endereço: Rua Nelson Fernandes - s/n° - Jabaquara - São Paulo/SP

Data: 30/01

Horário: 10h às 15h


Local: Terminal Metropolitano São Mateus

Endereço: Av. Adélia Chohfi, 100 - Jardim Vera Cruz – SP

Data: 30/01

Horário: 9h às 13h


Local: Terminal Metropolitano Diadema

Endereço: Av. Conceição, s/n, Parque Mamede - Diadema SP

Data: 30/01

Horário: 9h às 13h

Metrô

Local: Estações Sacomã (Linha 2-Verde) e Vila Prudente (linhas 2 e 15-Prata)

Data: 30/01
Horário: 9h às 16h


Atualizado em: 30/01/2020 06:10:30



Site da EMTU
Site da CPTM
Site da Estrada de Ferro Campos do Jordão
Metro

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos S.A. de São Paulo - EMTU/SP utiliza cookies, que são controlados e armazenados em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no nosso portal implica na concordância com esse procedimento, que se fundamenta na Política de Privacidade da empresa.