Home EMTU

Imagem pagina

04/10/2021 - Dia dos Animais: pets podem ser transportados nos ônibus da EMTU



Animais domésticos devem pesar até 10kg e estar acomodados em container próprio; nos dias úteis, o embarque é permitido fora dos horários de pico

Tutores de animais domésticos de pequeno porte podem transportar com tranquilidade seus pets em ônibus intermunicipais, trólebus e VLT da EMTU - Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo. O embarque é permitido desde 2019, por meio da Lei Estadual 16.930/2019, que também regulamenta o transporte dos pets em trens do Metrô e CPTM.

Os animais devem pesar no máximo 10 quilos e precisam ser acomodados em container próprio, isto é, a caixinha de transporte adequada para o pet. Para segurança de todos, o embarque nos dias úteis é permitido fora dos horários de pico, ou seja, das 4h40 até as 6h; das 10h às 16h e das 19h até meia-noite.

As viagens em dia úteis nos horários de pico são aceitas, excepcionalmente, em caso de agendamento de procedimento cirúrgico, mediante apresentação de solicitação formal assinada pelo médico veterinário. Já aos finais de semana e feriados, o transporte pode ser realizado durante toda a operação.

O traslado do animal deverá ocorrer sem prejudicar a comodidade e segurança dos passageiros, bem como não comprometer a operação da linha. Animais peçonhentos, ferozes ou que ofereçam riscos estão proibidos.



EMTU - Vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) é controlada pelo Governo de São Paulo. Fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas cinco regiões metropolitanas do Estado: São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba / Litoral Norte. Juntas, as áreas somam 134 municípios.

Atualizado em: 04/10/2021 15:45:32



Site da EMTU
Site da CPTM
Site da Estrada de Ferro Campos do Jordão
Metro