04/12/2017 - EMTU apresenta às prefeituras zoneamento da primeira Pesquisa Origem-Destino da Região Metropolitana de Sorocaba



A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos –SA (EMTU/SP) apresenta nesta terça-feira, às prefeituras da Região Metropolitana de Sorocaba, proposta de zoneamento para realização da primeira Pesquisa Origem e Destino (OD) da região.

A pesquisa incluirá entrevistas sobre os deslocamentos diários da população local, com moradores de residências sorteadas, e tem por objetivo identificar as principais características de viagens intermunicipais da população, considerando os motivos para locomoção, os modos utilizados e o tempo médio das viagens, além das características socioeconômicas da região e os polos de atração de demanda. 

Os dados levantados auxiliarão os técnicos no desenvolvimento de estudos e projetos, e visam melhorias futuras nos serviços da rede de transporte metropolitano.

A proposta de zoneamento que será apresentada e discutida hoje (05/12) foi desenvolvida pela Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa) – instituição responsável pelo planejamento da pesquisa.

O processo foi dividido em duas fases: a primeira, de planejamento, onde se investiga as características geográficas, ambientais, meios de transporte e viário da RMS. A segunda fase consiste na execução da pesquisa domiciliar e de linha de contorno – viagens que possuem origem e/ou destino fora da região. 

A EMTU gerencia a operação de ônibus intermunicipais da Região Metropolitana de Sorocaba desde outubro de 2014. Atualmente as 81 linhas que circulam na área transportam diariamente mais de 53 mil passageiros.

Serviço
Evento: Reunião com municípios para validar o zoneamento da Pesquisa OD RMS
Local: Parque Tecnológico de Sorocaba Alexandre Beldi Neto - Auditório Oeste
Endereço: Avenida Itavuvu, 11.777 - Jardim Santa Cecília - Sorocaba/SP
Data: 05/12/17 (terça-feira)
Horário: 10h


Atualizado em: 04/12/2017 17:24:29