02/06/2017 - EMTU incentiva troca de óleo de cozinha usado por barras de sabão em terminais metropolitanos do Corredor ABD



Ação acontece durante a Semana Mundial do Meio Ambiente, entre 5 e 9 de junho.

Buscando despertar conscientização sobre cuidados com a preservação ambiental, a EMTU, em parceria com a concessionária Metra e o Instituto Triângulo, realiza na Semana Mundial do Meio Ambiente, entre os dias 5 e 9 de junho, campanha para coletar e reciclar óleo de cozinha. A mobilização acontecerá nos Terminais Metropolitanos de Diadema, Ferrazópolis, Jabaquara, São Bernardo do Campo e São Mateus.

Das 8h às 17h, usuários do Corredor ABD poderão trocar dois litros de óleo usado (preferencialmente armazenado em garrafas plásticas) por duas barras de sabão ecológico e biodegradável.

A meta é recolher mais de uma tonelada do material e colaborar para a não contaminação do meio ambiente.

Preservação do meio ambiente

Se despejado em pias, o óleo vegetal de cozinha contamina diretamente o solo e as águas subterrâneas. Um litro de óleo descartado incorretamente é capaz de esgotar o oxigênio de até 20 mil litros de água, o que bloqueia a passagem de ar e luz para o solo e impede a fotossíntese.

Além de ser usado para a fabricação do sabão vegetal, que é 90% biodegradável, o óleo vegetal pode ser transformado em biodiesel. Em motores de ônibus, caminhões e tratores, o biodiesel pode reduzir em até 50% as emissões de poluição no ar em comparação ao diesel comum.

Também na Semana Mundial do Meio Ambiente, a EMTU e a Metra abrirão as portas para alunos da Escola Estadual Jean Piaget, de São Bernardo do Campo, conhecerem a política de reúso de água praticada nas empresas. 

Serviço
Evento: Coleta e troca de óleo usado por barras de sabão na Semana Mundial do Meio Ambiente
Data: 5 a 9 de junho
Horário: 8h às 17h
Locais: Terminais Metropolitanos Diadema, Ferrazópolis, Jabaquara, São Bernardo do Campo e São Mateus


Atualizado em: 02/06/2017 14:52:29