Home EMTU

Imagem pagina

21/07/2021 - EMTU realiza ação de conscientização contra o feminicídio no Terminal Metropolitano Jabaquara



Passageiras poderão conversar com psicólogos e buscar apoio jurídico para formalizar denúncias; Delegacia da Mulher terá posto no local 

Nesta quinta-feira (22) uma grande ação de âmbito intersecretarial e intergovernamental acontecerá no Terminal Metropolitano Jabaquara, gerenciado pela EMTU, com o objetivo de chamar a atenção sobre a violência sofrida pelas mulheres. O evento é realizado pela Gerencia de Marketing Institucional da EMTU, com a chancela da Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos, Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania, com o apoio de 13 importantes parceiros. 

Na plataforma A haverá atividades para conscientizar sobre a violência e o feminicídio com rodas de conversas e distribuição de materiais informativos que estimulam as passageiras a denunciar agressões, ameaças e assédio, com base na Lei Federal 13.104/15 – do Feminicídio. O Centro de Integração da Cidadania - CIC, órgão ligado à Secretaria da Justiça e Cidadania, também participa da ação e será responsável pelo encaminhamento das mulheres em busca de apoio jurídico para formalizar as denúncias. A delegada Jamila Jorge Ferrari, coordenadora das Delegacias de Defesa da Mulher do Estado de São Paulo fará plantão durante o evento, podendo receber e registrar denúncias de crimes contra mulheres. Ainda, psicólogas do programa Bem Querer Mulher farão atendimento no local. 

Outro serviço disponível vai tirar dúvidas e orientar sobre Empreendedorismo e Banco do Povo, atendimentos de crimes contra a vida (ameaça, homicídio, latrocínio, feminicídio) e políticas públicas para a mulher e população negra, indígena e LGBTI. O espaço ainda disponibilizará cadastramento para tarifa social de energia – ENEEL e um mural estará disponível para coleta de assinaturas em apoio a Lei do Feminicídio.

Ainda, somando a ação que tem como foco o público feminino, outro tema abordado será a importância da higiene menstrual. A falta de recursos de muitas mulheres acaba prejudicando uma higiene de qualidade em períodos de menstruação. Serão disponibilizados como brinde, 200 absorventes íntimos e 400 sabonetes líquidos, além de 200 kits de higiene (escova de dente e pasta dental). Devido a pandemia, na intenção de alertar para o uso adequado de máscara no transporte público, serão entregues também 2.000 máscaras de proteção. 

Parceiros 

- Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres do Estado de São Paulo 
- Centro de Referência e Apoio à Vítima (CRAVI) da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania
- Secretaria de Direitos Humanos do Município de São Paulo 
- Secretaria da Segurança Pública
- AdeSampa (Agência São Paulo de Desenvolvimento)
- Coordenadoria Municipal da Igualdade Racial
- Associação Bem Querer Mulher
- Associação Comunidade Ativa de Vila Clara
- Cruz Vermelha  
- Caravana LGBT 
- Casa do Bem Querer Mulher Zona Oeste 
- Associação Comunidade Ativa de Vila Clara 
- Mulheres em Ação 

Serviço
Evento - Combate ao Feminicídio
Data: 22/07
Horário: 10h às 13h
Local: Terminal Metropolitano Jabaquara
Endereço: Rua Nelson Fernandes, s/n° - Jabaquara - São Paulo/SP


Atualizado em: 21/07/2021 14:18:41



Site da EMTU
Site da CPTM
Site da Estrada de Ferro Campos do Jordão
Metro

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos S.A. de São Paulo - EMTU/SP utiliza cookies, que são controlados e armazenados em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no nosso portal implica na concordância com esse procedimento, que se fundamenta na Política de Privacidade da empresa.