13/10/2016 - Pagamento de passagens de ônibus com cartão de crédito, débito e pré-pago será testado em linha metropolitana da EMTU a partir de 17/10



A linha intermunicipal 376 (Diadema – São Paulo), operada pela concessionária Metra na extensão Diadema – São Paulo do Corredor ABD, foi escolhida para iniciar na próxima segunda-feira (17/10) o projeto-piloto de pagamento de passagem de ônibus com cartão de crédito, débito e pré-pago. A linha transporta a média diária de 12 mil passageiros.

O pagamento por aproximação será feito com a tecnologia Contactless, que opera com cartões inteligentes. As vantagens dos cartões “sem contato” são o uso simplificado, o tempo de validação mais rápido e a alta durabilidade tanto do cartão quanto das leitoras, já que o plástico não necessita ser inserido, somente encostado no validador. Também não será preciso que o usuário digite a senha.

A Autopass, empresa de tecnologia, meios de pagamento e soluções para a mobilidade urbana, investiu R$ 36 milhões na tecnologia.

Exemplos

O meio de cobrança com cartão de crédito e débito é usado no sistema de transporte de Londres desde 2012. Estimativas apontam que cerca de um milhão de passagens são pagas desta forma todos os dias, o que representa mais de 25% das viagens na capital da Inglaterra. A ideia, especialmente em metrópoles populosas como Londres, é que os cidadãos não tenham que fazer fila para comprar ou carregar o bilhete de transporte e possam usar o mesmo cartão com que pagam as compras para entrarem no metrô ou nos ônibus. 


Atualizado em: 13/10/2016 17:26:24