Home EMTU

Imagem pagina

03/12/2021 - Serviço Ligado da EMTU transporta gratuitamente 5 mil alunos com deficiência física ou mobilidade reduzida



Neste Dia Internacional da Pessoa com Deficiência Física (3/12), atendimento se destaca com a média mensal de 112 mil crianças transportadas em 1.151 escolas da Rede Regular de Ensino e demais instituições conveniadas

visualizador













O SEC - Serviço Especial Conveniado, conhecido como Ligado, há 12 anos transporta gratuitamente alunos com deficiência física ou com mobilidade reduzida severa nas regiões metropolitanas de São Paulo e Campinas.

Gerenciado pela EMTU - Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, o serviço foi viabilizado por meio de um convênio firmado entre a gerenciadora e a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC). Proporciona, em média, 112 mil atendimentos por mês a crianças e jovens regularmente matriculados em 1.151 escolas da Rede Regular de Ensino e demais instituições conveniadas ou credenciadas ao órgão, possibilitando o deslocamento destes alunos no acesso à educação.
O atendimento conta com uma frota de 524 veículos para transportar 5.093 alunos com deficiência física ou mobilidade reduzida e 484 acompanhantes em um serviço prestado porta a porta, isto é, realiza o trajeto da residência do estudante até a instituição de ensino. Entre os 4.385 passageiros cadastrados na Região Metropolitana de São Paulo e 1.192 na Região Metropolitana de Campinas, 757 são cadeirantes.
Há nove anos trabalhando no Ligado, o motorista Mauro Mello se entusiasma ao explicar seu dia a dia de trabalho. "Convivemos diariamente com as crianças que mais precisam deste serviço, são pessoas de baixa renda e nos damos muito bem com eles e com os pais, é muito gratificante", observa. "São como se fossem da minha família, temos o contato diário e amizade. É muito legal chegar na casa de cada um para levá-los para a escola, porque para eles o transporte também é uma diversão. É só alegria e brincadeira dentro do carro", conta o motorista.
Desde agosto de 2009 em operação, a avaliação do serviço esteve sempre acima de 90% de satisfação. Em 2019 - ano anterior ao isolamento social em razão da pandemia - foram realizados 2,4 milhões de atendimentos, com média de 97,62% de satisfação.
Para solicitar o atendimento, o responsável pelo aluno deve procurar a Instituição de Ensino, Diretoria Regional de Ensino ou Secretaria de Educação do Estado para efetuar o cadastro. Mais informações sobre o serviço LIGADO podem ser obtidas através do e-mail ligado@emtu.sp.gov.br ou da central de atendimento exclusiva pelo telefone 0800 771 17 37, de segunda a sexta-feira, das 5h às 23h, e aos sábados, das 7h às 19h.
Sobre a EMTU - Vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) é controlada pelo Governo de São Paulo. Fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas cinco regiões metropolitanas do Estado: São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba / Litoral Norte. Juntas, as áreas somam 134 municípios.

Atualizado em: 03/12/2021 11:06:03



Site da EMTU
Site da CPTM
Site da Estrada de Ferro Campos do Jordão
Metro

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos S.A. de São Paulo - EMTU/SP utiliza cookies, que são controlados e armazenados em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no nosso portal implica na concordância com esse procedimento, que se fundamenta na Política de Privacidade da empresa.