Home EMTU

Imagem pagina

04/04/2022 - Terminais metropolitanos da EMTU recebem ações na Semana da Saúde



Serviços gratuitos de promoção à saúde incluem abordagem com psicólogos, saúde da mulher, aferição de pressão arterial e testes de glicemia, HIV, Sífilis e hepatites

visualizador







Durante a Semana da Saúde (4 a 8 de abril), a EMTU - Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo realizará diversas ações nos terminais metropolitanos, onde passageiros poderão conversar com psicólogos, receber informações sobre cuidados com a saúde e realizar testes de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A semana marca o Dia Mundial da Saúde, celebrado no dia 7 de abril.

Na primeira atividade, que acontecerá nesta segunda-feira (04), psicólogos do Instituto Psiu vão conversar com passageiros do Terminal Santo André sobre a importância de cuidar da saúde mental, social e emocional, além de esclarecer sobre transtornos como a ansiedade e a depressão. Também haverá distribuição de frases para transmitir motivação ao dia das pessoas que passarem pelo terminal. 

Nesta terça-feira (5), a van itinerante do Centro de Cidadania LGBTI levará ao terminal Jabaquara autotestes de HIV e orientações sobre prevenção de infecções sexualmente transmissíveis.

Ainda no dia 5 e no Dia Mundial da Saúde (7), a escola PROZ realizará a ação de saúde nos terminais Jabaquara e Diadema respectivamente, oferecendo aos passageiros testes de glicemia, aferição de pressão e informações sobre autismo, em apoio ao Abril Azul

Na quarta-feira (06), profissionais de saúde do Instituto Barong estarão no Terminal Jabaquara em uma van-consultório, informando a população sobre a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis e realizando testes de HIV, Sífilis e Hepatites B e C. A ação contará com um pronto-atendimento psicológico, por meio do qual os passageiros poderão receber encaminhamento aos serviços de saúde e esclarecer dúvidas sobre assistência social e jurídica.

Também no dia 06, profissionais e alunos da Escola PROZ de Enfermagem vão disponibilizar testes de glicemia e aferição de pressão arterial aos passageiros do Terminal Carapicuíba. Uma equipe do SAMU vai orientar os usuários sobre procedimentos de primeiros socorros e profissionais vão abordar sobre os cuidados necessários para combater a dengue e animais peçonhentos. Quem se interessar poderá imprimir no local o seu cartão SUS com o auxílio de profissionais da Secretaria de Saúde de Carapicuíba. As atividades acontecerão em parceria com a Prefeitura do município.

Concluindo a programação da Semana da Saúde, o programa Bem Querer Mulher, com apoio do CIC Jabaquara, RPoint e ONG Girassol, vai promover na sexta-feira (08) rodas de conversas sobre saúde mental, saúde da mulher, empoderamento feminino e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Haverá distribuição de testes de HIV, preservativos e materiais informativos.

Dia Mundial da Saúde: Comemorado anualmente no dia 7 de abril, a data foi criada pela Organização Mundial da Saúde para que questões relacionadas à saúde sejam trabalhadas, garantindo a conscientização sobre esse tema e estimulando a criação de políticas voltadas ao bem-estar da população. As ações realizadas na data são importantes para que a população aprenda a cuidar-se e informar-se sobre seus direitos quando o assunto é promoção da saúde.



Serviço - Semana da Saúde EMTU


Evento - Orientação com psicólogos 

Data: 04/04, das 10h às 12h

Local: Terminal Metropolitano Santo André

Endereço: Rua Visconde de Taunay, s/n - Centro - Santo André/SP


Evento - Autotestes para HIV e orientações sobreinfecções sexualmente transmissíveis

Data: 05/04 

Horário: 13h às 18h

Local: Terminal Metropolitano Jabaquara

Endereço: Rua Nelson Fernandes, s/n° - Jabaquara - São Paulo/SP


Evento – Testes de HIV, Sífilis e Hepatites B e C

Data: 06/04 

Horário: 12h às 18h

Local: Terminal Metropolitano Jabaquara

Endereço: Rua Nelson Fernandes, s/n° – Jabaquara


Evento - Orientação de saúde, testes de glicemia e aferição de pressão

Data: 05/04

Horário: 10h às 14h

Local: Terminal Metropolitano Jabaquara (Rua Nelson Fernandes, s/n° - Jabaquara - São Paulo/SP)


Data: 06/04

Horário: 10h às 14h

Local: Terminal Metropolitano Carapicuíba (Rua Diógenes Ribeiro de Lima, 10 - Carapicuíba - SP) 


Data: 07/04

Horário: 10h às 14h

Local: Terminal Metropolitano Diadema

Endereço: Av. Conceição, 7.000, Parque Mamede, Diadema/SP


Evento – Orientação de saúde mental e prevenção a ISTs

Data: 08/04 

Horário: 10h às 13h

Local: Terminal Metropolitano Jabaquara

Endereço: Rua Nelson Fernandes, s/n° – Jabaquara



Atualizado em: 05/04/2022 11:16:06



A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos S.A. de São Paulo - EMTU/SP utiliza cookies, que são controlados e armazenados em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no nosso portal implica na concordância com esse procedimento, que se fundamenta na Política de Privacidade da empresa.