Home EMTU

Imagem pagina

14/06/2021 - Terminal Jabaquara da EMTU terá ação para alertar sobre a falta de acesso básico à higiene feminina



Passageiras poderão esclarecer dúvidas e receberão kits com absorventes

Nesta terça-feira (15), uma ação ligada ao Dia Internacional da Dignidade Menstrual, celebrado no dia 28 de maio, será realizada no Terminal Metropolitano Jabaquara como resultado de parcerias da EMTU com o programa Bem Querer Mulher (BQM), Cruz Vermelha e o Centro de Integração da Cidadania do Jabaquara (CIC). O intuito é alertar sobre a falta do acesso básico à higiene feminina para uma parte da população brasileira e dar dicas de como criar alternativas de absorventes com recursos caseiros.

Na plataforma A do terminal, voluntárias do BQM vão organizar rodas de conversa com psicólogas e distribuirão folhetos explicativos para chamar a atenção das passageiras sobre a falta de recursos para uma higiene de qualidade em períodos de menstruação. A Cruz Vermelha disponibilizará kits com absorventes, máscaras e sabonete líquido sem enxágue.

Já o CIC, que também participa da ação, é responsável por encaminhar as passageiras que também sentirem necessidade do apoio jurídico para formalizar denúncias em possíveis casos de violência contra a mulher. Vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania, o Centro realiza um trabalho de busca de antecedentes criminais e intermedia o contato entre a mulher agredida e a Defensoria Pública Estadual.

De acordo com o relatório "Pobreza Menstrual no Brasil: desigualdade e violações de direitos", divulgado pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em maio de 2021, cerca de 713 mil mulheres não têm acesso a chuveiro em suas residências ou banheiros. Além disso, outras 4 milhões vivem sem condições mínimas de higiene menstrual nas escolas.

Dia Internacional da Dignidade Menstrual - Celebrada no dia 28 de maio, a data tem o intuito de expor a falta de acesso em casos de ausência de banheiros em bom estado e seguros, medicamentos para administrar problemas menstruais e conhecimento por parte de pessoas que menstruam sobre os cuidados com a menstruação.

Serviço

Ação sobre o Dia Internacional da Dignidade Menstrual

Data: terça-feira (15)

Local: Terminal Metropolitano Jabaquara - Rua Nelson Fernandes, s/nº

Horário: 10h às 13h


Atualizado em: 14/06/2021 17:01:21



Site da EMTU
Site da CPTM
Site da Estrada de Ferro Campos do Jordão
Metro

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos S.A. de São Paulo - EMTU/SP utiliza cookies, que são controlados e armazenados em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no nosso portal implica na concordância com esse procedimento, que se fundamenta na Política de Privacidade da empresa.