Home EMTU

Imagem pagina

01/04/2021 - Transportes Metropolitanos iluminam prédios em apoio a ações de conscientização do autismo



Cartazes e posts nas redes sociais ajudam a chamar atenção para inclusão

São Paulo, 1º de abril de 2021. - Este ano, mais uma vez, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) apoia ações que chamam atenção para o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril. As estações Trianon, Sacomã e Sumaré do Metrô estarão com iluminação azul durante todo o mês, assim como a marquise da Unidade de São Bernardo do Campo da EMTU.

Metrô, CPTM, EMTU e as concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade, que operam as linhas 4-Amarela e 5-Lilás, respectivamente, vão afixar cartazes em estações e terminais com informações que ajudam os passageiros a ter mais conhecimento sobre o transtorno do espectro autista (TEA). Nas estações das linhas 4 e 5, os passageiros terão acesso a cartilhas ilustradas pelo artista Ziraldo disponibilizadas em nichos de leitura. 

Posts nas redes sociais também vão ajudar a levar a todos os nossos seguidores o lema adotado por autistas, familiares, organizações da sociedade civil, do poder público e personalidades que lembram: “lugar de autista é em todo lugar”. Além disso, as empresas vão tratar do tema em ações voltadas para o público interno, uma vez que as áreas de operação precisam estar sempre preparadas para lidar com passageiros especiais. 

Saiba mais - Segundo a OPAS- Organização PanAmericana de Saúde, o transtorno do espectro autista (TEA) se refere a uma série de condições caracterizadas por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem, e por uma gama estreita de interesses e atividades que são únicas para o indivíduo e realizadas de forma repetitiva. 
O TEA se manifesta na infância e segue por todas as fases de vida, podendo ser diagnosticado nos primeiros cinco anos. O diagnóstico do autismo deve ser feito por um especialista clínico, por meio de observação direta do comportamento do paciente e de entrevistas com os pais ou cuidadores.

Secretaria dos Transportes Metropolitanos – A STM cuida diariamente (em tempos normais) do transporte de cerca de 10 milhões de passageiros que usam os ônibus gerenciados pela EMTU, além dos trens do Metrô, da CPTM e das linhas 4-Amarela e 5-Lilás, concedidas à iniciativa privada.  A Estrada de Ferro Campos do Jordão, no interior do Estado, também é responsabilidade da STM, assim como o Parque Capivari, igualmente em Campos do Jordão e concedido à iniciativa privada.

Atualizado em: 01/04/2021 16:09:45



Site da EMTU
Site da CPTM
Site da Estrada de Ferro Campos do Jordão
Metro

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos S.A. de São Paulo - EMTU/SP utiliza cookies, que são controlados e armazenados em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no nosso portal implica na concordância com esse procedimento, que se fundamenta na Política de Privacidade da empresa.