15/09/2016 - VLT vira palco para músicos de blues no Dia Mundial Sem Carro



 

Que tal prestigiar o transporte público e comemorar o Dia Mundial Sem Carro escutando música ao vivo dentro do Veículo Leve Sobre Trilhos? A oportunidade será no dia 22/09, das 16h30 às 18h. Nessa data, além do Dia Mundial Sem Carro, comemora-se também o início da primavera. E ao invés de colocar fone de ouvido, o usuário do VLT pode ouvir uma dupla cantando e tocando clássicos do blues no Blues Day, que é primeiro evento do projeto Arte no VLT criado pela EMTU/SP, gestora do VLT.

Entre as estações Mascarenhas de Moraes, em São Vicente, e Pinheiro Machado, em Santos, os músicos Milton Castelli e Márcio Abdo se apresentarão cantando e tocando vários instrumentos próprios do gênero como as gaitas de boca, o kazoo, que adiciona o timbre de zumbido à voz com o sopro do instrumentista e o washboard, uma espécie de tábua de lavar, na qual é comum usar acessórios de sucata para uma maior variedade sonora (latas, bloco de madeira etc). O repertório inclui canções como Got my Mojo Working, Sweet Home Chicago, Help Me e I’m Ready, entre outras.  O encerramento do show será na plataforma da Estação Pinheiro Machado.

A apresentação – parceria da EMTU/SP com a produtora Forma Cultural -, tem apoio do Consórcio BR Mobilidade, operador do sistema. O objetivo é divulgar o blues ao público menos favorecido por meio de apresentações em locais de grande circulação.

O blues é um estilo musical que se baseia no uso de notas baixas (graves), mantendo uma estrutura repetitiva. Surgiu nos EUA a partir do século XVII, quando os escravos negros da região sul cantavam músicas relacionadas à sua fé religiosa enquanto trabalhavam nas lavouras de algodão. O blues só se tornou conhecido após a Guerra Civil Americana, passando a representar a essência do espírito da população afro-americana.    

Este Projeto da Forma Cultural foi aprovado pela lei estadual do ICMS – Programa de Ação Cultural (ProAC) - da Secretaria de Cultura do Governo de São Paulo e tem o patrocínio cultural do grupo Tenda Atacado. 

Arte no VLT: Blues Day - Serviço

Data: 22/09
Horário: 16h30 às 18h
Local: VLT entre as estações Mascarenhas de Moraes e Pinheiro Machado

Atualizado em: 15/09/2016 14:21:13