13/03/2013 - EMTU/SP anuncia as ações para a nova Região Metropolitana do Vale do Paraíba/Litoral Norte



O diretor-presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP, Joaquim Lopes, e o Diretor de Gestão Operacional, Evandro Losacco, estiveram nesta quarta (13/03) em São José dos Campos para divulgar as ações previstas e as que já estão em curso na gestão do transporte intermunicipal da Região Metropolitana Vale do Paraíba/Litoral Norte.

Em 01/03 ocorreu a assunção das atividades da ARTESP pela EMTU/SP para o gerenciamento de 60 linhas intermunicipais que operam na Região, além de mais 41 serviços, cujo gerenciamento é compartilhado entre EMTU/SP e ARTESP, por se tratar de ligações que extrapolam a Região Metropolitana.

O escritório da Gerência Regional está em processo de instalação em  São José dos Campos e se encontra em andamento o concurso público para a contratação de 26 empregados que prestarão serviços administrativos e operacionais. Eles estarão trabalhando efetivamente no início de maio deste ano.

O novo prédio do Centro de Atendimento ao Passageiro Especial  - CAPES – no qual serão atendidos os interessados em obter a Carteira de Passageiro Especial que garante a gratuidade às pessoas com deficiência - está previsto para ser inaugurado na segunda quinzena de abril. No entanto, a EMTU/SP já está se reunindo com as Unidades Básicas de Saúde dos municípios para tornar mais ágil a entrega das primeiras carteiras na RMVP/LN neste mês de março. O levantamento preliminar apurou que 6.500 pessoas com deficiência têm direito à gratuidade no sistema intermunicipal da nova região metropolitana.

Garagens e frota

Foram vistoriadas as instalações das 11 garagens das empresas que passaram a ser controladas pela EMTU/SP. Também já passaram pela inspeção dos técnicos 75% dos ônibus do Sistema Regular mais 380 veículos do sistema de fretamento. Na vistoria são verificados cerca de 400 itens relacionados à segurança e manutenção dos veículos.

A padronização visual é outra ação em curso. As empresas operadoras do Sistema Regular devem providenciar a pintura dos ônibus nas cores do padrão metropolitano (azul e vermelho), o que já foi feito em 8% da frota.

Ônibus novos

A presença da EMTU/SP na RMSVP/LN começa a trazer benefícios ao transporte metropolitano. Já houve manifestação de empresas  para a compra de novos ônibus, a fim de cumprir a Resolução n° 58/2011, da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, que determina  a idade máxima de fabricação dos veículos em 10 (dez) anos para micro-ônibus e ônibus convencional e de 12 (doze) anos para ônibus articulado. O cumprimento deste item da legislação também é verificado nas inspeções de frota.

Atendimento ao cliente

Os canais de comunicação da EMTU/SP já podem ser utilizados pelos usuários da Região Metropolitana do Vale do Paraíba / Litoral Norte para reclamações, críticas e sugestões. A Central de Atendimento ao Cliente atende no 0800 724 0555 de segunda a sexta-feira (inclusive feriados) das 7h às 19h. Pela internet, é possível se manifestar no endereço www.emtu.sp.gov.br.

Dados preliminares da RMVP/LN

- 11 empresas;
- 430 veículos;
- 101 linhas;
- 2,2 milhões de passageiros transportados por mês.

Sistema de fretamento (estimativa)

- 1.200 veículos;
- 700 vans (micro-ônibus);
- 300 empresas.

As 11 empresas que operam o serviço regular são:

1. ABC Transportes
2. Breda
3. Cinter (Cidade Natureza)
4. Expresso Redenção
5. Jacareí
6. Litorânea
7. Pássaro Marron
8. Santa Branca
9. Cometa
10. Rodoviário São José
11. Gardênia


Atualizado em: 13/03/2013 15:00:51