13/03/2013 - EMTU/SP anuncia as ações para a nova Região Metropolitana do Vale do Paraíba/Litoral Norte

O diretor-presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP, Joaquim Lopes, e o Diretor de Gestão Operacional, Evandro Losacco, estiveram nesta quarta (13/03) em São José dos Campos para divulgar as ações previstas e as que já estão em curso na gestão do transporte intermunicipal da Região Metropolitana Vale do Paraíba/Litoral Norte.

Em 01/03 ocorreu a assunção das atividades da ARTESP pela EMTU/SP para o gerenciamento de 60 linhas intermunicipais que operam na Região, além de mais 41 serviços, cujo gerenciamento é compartilhado entre EMTU/SP e ARTESP, por se tratar de ligações que extrapolam a Região Metropolitana.

O escritório da Gerência Regional está em processo de instalação em  São José dos Campos e se encontra em andamento o concurso público para a contratação de 26 empregados que prestarão serviços administrativos e operacionais. Eles estarão trabalhando efetivamente no início de maio deste ano.

O novo prédio do Centro de Atendimento ao Passageiro Especial  - CAPES – no qual serão atendidos os interessados em obter a Carteira de Passageiro Especial que garante a gratuidade às pessoas com deficiência - está previsto para ser inaugurado na segunda quinzena de abril. No entanto, a EMTU/SP já está se reunindo com as Unidades Básicas de Saúde dos municípios para tornar mais ágil a entrega das primeiras carteiras na RMVP/LN neste mês de março. O levantamento preliminar apurou que 6.500 pessoas com deficiência têm direito à gratuidade no sistema intermunicipal da nova região metropolitana.

Garagens e frota

Foram vistoriadas as instalações das 11 garagens das empresas que passaram a ser controladas pela EMTU/SP. Também já passaram pela inspeção dos técnicos 75% dos ônibus do Sistema Regular mais 380 veículos do sistema de fretamento. Na vistoria são verificados cerca de 400 itens relacionados à segurança e manutenção dos veículos.

A padronização visual é outra ação em curso. As empresas operadoras do Sistema Regular devem providenciar a pintura dos ônibus nas cores do padrão metropolitano (azul e vermelho), o que já foi feito em 8% da frota.

Ônibus novos

A presença da EMTU/SP na RMSVP/LN começa a trazer benefícios ao transporte metropolitano. Já houve manifestação de empresas  para a compra de novos ônibus, a fim de cumprir a Resolução n° 58/2011, da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, que determina  a idade máxima de fabricação dos veículos em 10 (dez) anos para micro-ônibus e ônibus convencional e de 12 (doze) anos para ônibus articulado. O cumprimento deste item da legislação também é verificado nas inspeções de frota.

Atendimento ao cliente

Os canais de comunicação da EMTU/SP já podem ser utilizados pelos usuários da Região Metropolitana do Vale do Paraíba / Litoral Norte para reclamações, críticas e sugestões. A Central de Atendimento ao Cliente atende no 0800 724 0555 de segunda a sexta-feira (inclusive feriados) das 7h às 19h. Pela internet, é possível se manifestar no endereço www.emtu.sp.gov.br.

Dados preliminares da RMVP/LN

- 11 empresas;
- 430 veículos;
- 101 linhas;
- 2,2 milhões de passageiros transportados por mês.

Sistema de fretamento (estimativa)

- 1.200 veículos;
- 700 vans (micro-ônibus);
- 300 empresas.

As 11 empresas que operam o serviço regular são:

1. ABC Transportes
2. Breda
3. Cinter (Cidade Natureza)
4. Expresso Redenção
5. Jacareí