22/06/2012 - Terminais Santo André e Jabaquara recebem a Campanha contra Hepatite C nesta segunda-feira



As pessoas que quiserem fazer o teste rápido e conhecer mais sobre a doença devem procurar os agentes de saúde nos dois terminais do Corredor ABD.


Entre os dias 25 e 29/06, das 11 às 20 horas, os usuários dos Terminais Metropolitanos Santo André e Jabaquara, com idade entre 40 e 69 anos, terão a chance de fazer os testes que podem detectar a presença do vírus HCV, causador da Hepatite C. Os exames são feitos por profissionais da área da saúde e o resultado é obtido em cinco minutos. Caso o resultado seja positivo a pessoa é encaminhada a médicos especialistas.

Devido ao grande número de interessados em fazer o teste rápido, a campanha contra a Hepatite C retornou aos terminais do Corredor ABD (São Mateus – Jabaquara) em junho, começando pelo Terminal Diadema. No mês de maio, cerca 5.300 testes foram realizados e 84 apresentaram resultado positivo. 

Essa iniciativa é o resultado da parceria entre a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP e a Roche Brasil, com o apoio da Concessionária Metra, operadora do Corredor ABD. 

A doença

De acordo com o Ministério da Saúde, aproximadamente três milhões de pessoas têm Hepatite C no Brasil, mas a maioria desconhece. A doença já é a maior responsável por casos de cirrose e transplante hepático no mundo. Os sintomas aparecem somente 20 anos após o contágio.

Com os avanços tecnológicos na medicina, hoje a Hepatite C tem cura e quanto mais rápido o paciente for diagnosticado maiores as chances de bons resultados contra a doença. O teste rápido é uma forma de ajudar aqueles que desconhecem serem portadores do HCV (o vírus da Hepatite C). 

Campanhas como esta fazem parte da política de  responsabilidade social da EMTU/SP, que por meio de parcerias, promove eventos culturais, de inclusão social e campanhas ligadas à saúde da população.

Serviço

Evento: Campanha contra a Hepatite C

Horário: das 11 às 20 horas

Datas e Locais:

De 25 a 29/06

Terminal Metropolitano de Santo André - Rua Visconde de Taunay, s/n. º Santo André – SP 
Terminal Metropolitano Jabaquara - Av. Eng.º Armando de Arruda Pereira (entre a Rua dos Comerciários e a Rua Nelson Fernandes) - Jabaquara – São Paulo – SP

 



Atualizado em: 22/06/2012 14:46:30