Imagem pagina

25/07/2019 - Transportes metropolitanos realizam testes gratuitos de hepatite C



Campanha acontecerá em 11 estações e um terminal de ônibus até o domingo (28), Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais

Quem passar nesta quinta-feira (25), pelo Terminal Metropolitano Jabaquara (EMTU/SP), pela estação Jardim Romano (CPTM) e por estações das linhas 4-Amarela (ViaQuatro) e 5-Lilás (ViaMobilidade) de metrô, poderá realizar gratuitamente teste rápido que identifica a presença do vírus da hepatite C. Haverá ainda campanhas na sexta-feira (26) nas linhas 4 e 5 e no sábado (27) e domingo (28) em estações das linhas 1-Azul e 3-Vermelha, do Metrô. A ação é parte do Julho Amarelo, mês de conscientização sobre as hepatites virais.

Na EMTU, os testes serão realizados nesta quinta-feira (25) na plataforma A do Terminal Jabaquara, das 9h às 15h. A aplicação é feita em parceria com o Programa Estadual de IST/HIV Aids e a Sociedade Brasileira de Infectologia e tem o objetivo de lembrar o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, celebrado neste domingo, 28 de julho. Serão disponibilizados 300 exames gratuitos.

Já na CPTM, os testes para detecção do vírus serão feitos na Estação Jardim Romano (Linha 12-Safira) das 9h às 16h desta quinta-feira (25), com o apoio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Dr. Sergio Arouca.

Na Linha 4-Amarela, administrada pela concessionária ViaQuatro, a campanha acontecerá das 10h às 16h na Estação São Paulo-Morumbi nesta quinta (25) e sexta-feira (26). No sábado (27) e domingo (28), no mesmo horário, os testes estarão disponíveis na Estação Butantã.

Na Linha 5-Lilás, administrada pela concessionária ViaMobilidade, os testes acontecerão, também das 10h às 16h, nas estações Largo Treze nesta quinta (25), Santo Amaro na sexta-feira (26) e Santa Cruz no sábado (27) e no domingo (28). Nas linhas 4 e 5, as ações são promovidas pela Associação Brasileira de Portadores de Hepatite (ABPH).

No Metrô, os testes acontecerão no sábado (27), das 10h às 16h na Estação Tucuruvi (Linha 1-Azul), das 10h às 17h nas estações Bresser-Mooca e Corinthians-Itaquera (Linha 3-Vermelha), das 9h às 18h na Estação Belém (Linha 3-Vermelha). Feita em parceria entre a ABPH e o Rotarian Action Group (Rag) como parte da Semana Hepatite Zero, a campanha continua no domingo (28), nas estações Bresser-Mooca (Linha 3-Vermelha), das 10h às 17h, e Palmeiras-Barra Funda (Linha 3-Vermelha), das 10h às 16h.

Sobre a doença – A hepatite é uma inflamação do fígado que pode comprometer seu funcionamento. Na maioria das vezes não há sintomas e, por isso, a doença pode passar despercebida. Entretanto, em fases mais graves, pode ocorrer fadiga, falta de apetite, náuseas, vômitos, perda de peso, além de pele e olhos amarelados (icterícia). Vírus, bactérias, álcool, drogas e alguns medicamentos podem ser responsáveis pelo seu surgimento.

Para a prevenção, algumas medidas simples podem ser fundamentais, como usar sempre preservativos nas relações sexuais, não compartilhar objetos de higiene pessoal, além de verificar se objetos cortantes e perfurantes usados nos salões de beleza e estúdios de piercings e tatuagens estão devidamente esterilizados.


Atualizado em: 26/07/2019 11:06:42