Programa de Corredores Metropolitanos

A EMTU/SP concluiu em 2010 a elaboração do Programa de Corredores Metropolitanos de Transporte Coletivo de Média Capacidade da Região Metropolitana de São Paulo – PCM. Trata-se de uma ação de alta prioridade de planejamento do sistema de transporte metropolitano que irá redirecionar o fluxo de pedestres e passageiros, de modo a melhorar a qualidade de transporte e segurança para todos. Os benefícios gerados pelo programa são: ampliar a acessibilidade e a mobilidade da população por meio de um sistema de corredores  integrado a outros sistemas de transportes municipais e metropolitanos; melhorar o desempenho do transporte no quesito segurança e qualidade, o que significa menor tempo de espera e de viagem; e adotar tecnologias e combustíveis menos poluentes.


A primeira etapa do programa consistiu na identificação de potenciais eixos metropolitanos de transporte coletivo na Região Metropolitana de São Paulo. Foram identificadas, inicialmente, 14 ligações principais, incluindo o Corredor Jabaquara – São Mateus O mapa a seguir mostra a localização e traçado dos corredores prioritários e de sua articulação com a rede de transporte metropolitana já planejada.

Passe o mouse sobre o mapa para ampliá-lo.

small rushmore
big rushmore

As propostas dos corredores contidas no PCM são decorrência de um trabalho de revisão, análise e adequação de estudos anteriores realizados ao longo dos últimos anos em consulta aos planos e projetos da CPTM, Metrô, SPTrans e CET cujo resultado foram  planos e projetos dos municípios que compõem a RMSP e análise de um modelo estratégico de simulação.