Corredor Metropolitano Guarulhos-São Paulo (Tucuruvi)

O Corredor Guarulhos – São Paulo (Tucuruvi) terá mais de 20 km de extensão e suprirá importante demanda de transporte público sobre pneus na ligação entre a capital e o segundo município mais populoso do Estado, além de interligar os usuários ao sistema metroviário.

O Corredor foi concebido para reestruturar o transporte metropolitano na região com faixas exclusivas para ônibus, redistribuição das paradas e readequação dos semáforos ao longo do traçado.


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Mapa do Projeto do Corredor Guarulhos - São Paulo (Tucuruvi)

Os Terminais Metropolitanos de Ônibus Taboão e Cecap, já em funcionamento, se destacam na configuração do Corredor Metropolitano Guarulhos - São Paulo não só pelo apoio à eficiência do Corredor, mas, principalmente, pela condição estratégica na reorganização das redes metropolitana e municipal de transporte coletivo por ônibus. Esses terminais, devido à sua função operacional, são locais de concentração de linhas metropolitanas e municipais de transporte coletivo que antes tinham seus pontos finais em ruas e avenidas do município de Guarulhos, causando incômodos aos moradores vizinhos e transtornos ao trânsito local.

Os dois terminais são dotados de prédios administrativos e operacionais, plataformas com acessibilidade, sanitários para usuários, lanchonete e bicicletários, além de todo o sistema viário em pavimento rígido.

Nos três trechos, estão previstos oito terminais. Em parte do  trecho Taboão - Cecap, entre o Terminal Taboão e a Parada Estação Ferroviária,  também haverá uma ciclovia de 1,5 Km de extensão.

Estágios do Projeto:

Até final de 2014 todo o Corredor estará concluído.   
 
Trecho Taboão - Cecap (3,7 Km)

Terminais Cecap, Taboão e viário de 3,7 km concluídos e em operação.  
 

Trecho Cecap – Vila Galvão (12,3 Km) 
                           
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previsão de início das obras em 2ºsemestre/2013                                             
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previsão de conclusão das obras em 2º semestre/2014

Trecho Vila Endres – Ticoatira (4,08 Km)

Neste trecho haverá a integração com a Estação Penha do Metrô.

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previsão de início das obras em 2014
- previsão de conclusão das obras em 2015

Benefícios
Os Terminais Metropolitanos Taboão e Cecap têm papel estratégico na reorganização das redes metropolitana e municipal de transporte coletivo por ônibus. Devido à sua função operacional, serão locais de concentração de linhas metropolitanas e municipais de transporte coletivo que atualmente estão com seus pontos finais localizados em ruas e avenidas do município de Guarulhos, causando, na maioria das vezes, incômodos aos moradores vizinhos e transtornos ao trânsito local. Além disso, o empreendimento vai gerar desenvolvimento econômico em todo o seu eixo, criando novos empregos. Trará também benefícios sociais, proporcionando mais conforto e praticidade aos moradores das regiões atendidas pelas linhas municipais e intermunicipais.

Integrações
- CPTM na futura Estação Penha/Ticoatira da Linha 12-Safira
- Corredor Perimetral Leste - Jacu-Pêssego – (2ª fase) no Terminal Cecap

Dados Gerais

Extensão Total:
 20,08 Km

Demanda diária prevista (trechos Cecap/Vila Galvão e Vila Endres/Ticoatira):  em torno de 200 mil pax/dia