Acessa São Paulo

A EMTU/SP é parceira da Secretaria de Estado da Gestão Pública no programa Acessa São Paulo. Instituído em julho de 2000, o programa tem o objetivo promover a inclusão digital, levando os recursos da internet à população e estimulando o desenvolvimento humano e social.

O programa Acessa São Paulo, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, é conduzido pela Imprensa Oficial com apoio da PRODESP (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo). Diversos espaços públicos são utilizados pelo programa para instalação dos infocentros onde o acesso à rede mundial de computadores é livre e gratuito e conta com ajuda de monitores capacitados a auxiliar os usuários na consulta à internet.

Em 2009,  foram instalados os postos do programa Acessa São Paulo nos terminais metropolitanos São Mateus, Santo André Leste, Diadema , Cotia e Jabaquara (dentro do CAPEs), gerenciados pela EMTU/SP. Em 2012, o Terminal Metropolitano de Campinas  também recebeu uma unidade do programa. Desde a sua fundação em 2000, são 2,6 milhões de usuários cadastrados, 678 postos funcionando em 551 municípios, com mais de 5,4 mil computadores e 1,1 mil monitores.

Os usuários utilizam os microcomputadores para navegar em sites, fazer pesquisas escolares, elaborar e enviar currículos, procurar vagas de emprego, fazer cursos à distância, entre outras atividades. Para utilizar o serviço é necessária a apresentação do RG e menores de 11 anos devem estar acompanhados dos responsáveis.