SP

Home EMTU

Imagem pagina

24/09/2015 - Ônibus metropolitanos são aprovados no programa Conscientizar que controla a emissão de fumaça preta



A maioria dos ônibus que operam as linhas intermunicipais dos sistemas Regular (Comum e Especial) e de Fretamento, inspecionados pelos agentes da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP, foi aprovada no Programa Conscientizar, que visa diminuir a emissão de poluentes dos veículos.

O programa faz parte da política da EMTU/SP de responsabilidade social e preservação do meio ambiente, tem caráter educativo e busca informar as empresas operadoras sobre a necessidade de manter os motores regulados. A medição da emissão da fumaça preta é feita por meio do opacímetro.

Em 2015, até agosto, na Região Metropolitana de São Paulo foram inspecionados 5.542 veículos dos dois sistemas e, desse total, 83,1% foram aprovados na vistoria da EMTU/SP.

Na Região Metropolitana da Baixada Santista, da frota cadastrada de 1.921veículos, foram aferidos 763 (40% da frota), com índice de aprovação de 98%.

A aprovação foi de 84,4% de uma frota total inspecionada de 2.123 na Região Metropolitana de Campinas. 
Do total de 637 veículos vistoriados na Região Metropolitana do Vale do Paraíba/Litoral Norte 85 % atendiam o nível de tolerância de emissão de fumaça preta. 

O programa ConscientizAR foi criado em 2008. O trabalho de campo é realizado diariamente por técnicos treinados pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb). A equipe mede o material particulado (conhecido popularmente como fumaça preta) que sai do escapamento dos veículos.

A emissão acima dos níveis permitidos está diretamente associada à falta de manutenção do veículo ou à má qualidade do combustível utilizado. Entre os problemas mais comuns estão a bomba injetora desregulada, bicos injetores danificados, filtros de ar e óleo com vida útil vencida e combustível adulterado.

Em caso de registro de irregularidade a empresa deve se adequar ao nível de emissão permitido pela regulamentação e passar por nova vistoria. Se o problema persistir a empresa é multada e os veículos são impedidos de circular até a regularização.


Atualizado em: 25/09/2015 10:39:26



Logotipo do Governo do Estado de São Paulo

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos S.A. de São Paulo - EMTU/SP utiliza cookies, que são controlados e armazenados em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no nosso portal implica na concordância com esse procedimento, que se fundamenta na Política de Privacidade da empresa.