SP

Home EMTU

Imagem pagina

Dados Abertos Metropolitanos

A EMTU/SP abre os dados do Transporte Público Metropolitano e disponibiliza neste espaço exclusivo as informações respeitando o conceito de "Dados Abertos" (Open Data) que, segundo a Open Knowledge Brasil (OKBr) ou Rede pelo Conhecimento Livre, podem ser livremente utilizados, reutilizados e redistribuídos por qualquer pessoa, oferecendo possibilidade de cruzamento de dados, permitindo acesso fácil a desenvolvedores, pesquisadores, estudantes e cidadãos.

As informações disponíveis são das Regiões Metropolitanas do Estado de São Paulo e incluem: relação de linhas e itinerários e tarifas praticadas; relação de veículos, empresas, placas e prefixos, dados da frota e de atendimento do Serviço Ligado, ocorrências operacionais e do Sistema de Bilhetagem Eletrônica (SBE) das Regiões Metropolitanas de São Paulo e Baixada Santista (as demais RMs estão em processo de implantação do SBE), assim como informações da Central de Atendimento ao Cliente (CAC). Serão utilizados dados em formatos CSV / Excel / PDF / GTFS, além de APIs.

Desenvolvedores

Três áreas são destinadas a desenvolvedores: as informações de geolocalização dos ônibus metropolitanos em formato GTFS (General Transit Feed Specification) e o acesso via API (Application Programming Interface ou Interface de Programação de Aplicativos) do monitoramento em tempo real dos 6 mil ônibus em operação e das ocorrências operacionais. Neste caso será solicitado cadastro prévio e o aceite às condições de acesso que preveem que os dados não poderão ser vendidos, sublicenciados ou alugados.

Os dados metropolitanos disponibilizados são públicos e gratuitos. Seremos gratos, no entanto, com o envio para a EMTU de dados analisados, apresentação dos produtos de tecnologia que por ventura sejam desenvolvidos, discussão sobre pesquisas e estudos a serem elaborados.

A EMTU assegura que os dados são verdadeiros e serão atualizados periodicamente; que não será responsabilizada pela utilização por parte dos que solicitarem as informações ou por fatores externos, fora do controle da EMTU.

Contato para dúvidas ou sugestões: dadosabertos@emtu.sp.gov.br

ACESSAR DADOS ABERTOS




Logotipo do Governo do Estado de São Paulo

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos S.A. de São Paulo - EMTU/SP utiliza cookies, que são controlados e armazenados em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no nosso portal implica na concordância com esse procedimento, que se fundamenta na Política de Privacidade da empresa.