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BRT - ABC

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BRT - ABC
O Governo de São Paulo iniciou em fevereiro de 2022 as obras do BRT-ABC, sistema rápido de ônibus elétricos que conectará a região do Grande ABC à capital. O novo modal de transporte metropolitano receberá investimento de R$ 860 milhões, exclusivamente pela iniciativa privada, e prevê a implantação de um total de 16 estações. A obra beneficiará cerca de 173 mil passageiros por dia que vão percorrer o trajeto entre São Bernardo do Campo e São Paulo em até 40 minutos. 

O BRT-ABC, iniciativa inédita no estado de São Paulo, percorrerá um corredor exclusivo com 17,3 km de extensão, entre o centro de São Bernardo do Campo e a capital. O trajeto passa pelos municípios de Santo André e São Caetano do Sul e inclui paradas nos terminais Tamanduateí e Sacomã, ambos em São Paulo. 




Projeto

Com 16 estações de parada e três terminais, o BRT-ABC  prevê uma frota de 82 ônibus elétricos e articulados, com 23 metros, ar-condicionado, silenciosos e não poluentes. A expectativa é de que o percurso entre o Terminal São Bernardo e o Terminal Sacomã, na capital, seja feito em 40 minutos na modalidade expressa. 

Além do serviço expresso, com menos paradas e velocidade média de 25 km/h, o passageiro poderá escolher outras duas opções: semi-expresso, com percurso previsto de 43 minutos, e parador, de 52 minutos. Semáforos inteligentes, faixas exclusivas e pontos de ultrapassagem entre os ônibus vão permitir o deslocamento rápido e seguro dos usuários. 

As estações serão envidraçadas, climatizadas com ar-condicionado e equipadas com internet wi-fi e painéis que mostrarão a previsão de chegada dos ônibus. A cobrança da tarifa será feita nas estações para evitar filas e diminuir o tempo de parada, e o piso dos veículos será em nível da plataforma, facilitando o embarque e desembarque de passageiros. 

Remodelação do sistema

A construção do BRT faz parte do pacote de investimentos e melhorias do sistema do transporte metropolitano gerenciado pela EMTU no ABC, a partir da prorrogação por 25 anos do contrato de concessão com a Metra, operadora do Corredor Metropolitano ABD.

Serão investidos cerca de R$ 237 milhões na reforma do Corredor Metropolitano ABD (São Mateus - Jabaquara), com atualização da sinalização viária, manutenção profunda das escadas rolantes, reconfiguração nos terminais metropolitanos com nova iluminação, instalação de gradis, melhoramento da acessibilidade, implantação de novas rampas, modernização das paradas com implantação do sistema pré-embarque e restauração do pavimento rígido.

A renovação da frota e a reorganização do sistema estão contempladas também no novo modelo de concessão da região pela Next Mobilidade, a qual já assumiu 78 linhas de ônibus gerenciadas pela EMTU que eram operadas por permissionárias do ABC, introduzindo ônibus mais novos e modernos.

Em agosto de 2021, 116 novos ônibus foram entregues para operar no sistema intermunicipal, proporcionando mais qualidade e conforto aos usuários. Os veículos são modernos, com ar-condicionado, wifi, tomadas USB, baixa emissão de poluentes (motor Euro V) e possuem elevador para pessoas com mobilidade reduzida.

Obras

As obras foram iniciadas com a readequação e modernização do Terminal Metropolitano São Bernardo do Campo. O BRT será gerenciado pela EMTU-Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos e implantado e operado pela empresa concessionária Next Mobilidade.


Benefícios

  • Mais conforto e qualidade de vida aos usuários;
  • Veículos com ar-condicionado, silenciosos e não-poluentes;
  • Deslocamento mais rápido e seguro;

Dados Gerais

  • Extensão de 17,3km entre o Centro de São Bernardo do Campo e São Paulo;
  • 16 estações de embarque e desembarque;
  • frota prevista de 82 ônibus elétricos e articulados;
  • serviço expresso e semi-expresso;



Logotipo do Governo do Estado de São Paulo

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