SP

Home EMTU

Imagem pagina

Modernização do Corredor ABD (São Mateus - Jabaquara)

Modernização do Corredor ABD (São Mateus - Jabaquara)

  
Modernização do Corredor ABD (São Mateus - Jabaquara)

O Corredor ABD (São Mateus – Jabaquara) foi modernizado, com melhorias no fornecimento de energia e contínuas obras de infraestrutura que contribuem para mantê-lo como referência nacional e internacional do sistema de transporte de média capacidade utilizando-se de trólebus, veículos movidos a energia elétrica renovável e abundante no Brasil. 

Estes veículos são considerados com emissão zero de poluentes, 100% de rendimento em energia, baixo ruído, e tecnologia comprovada em mais de 350 países com 10.000 veículos rodando no mundo todo.

Eletrificação 

As obras de eletrificação do Corredor ABD (São Mateus – Jabaquara) possibilitam que o transporte metropolitano seja totalmente realizado por trólebus com benefícios ambientais e tecnológicos, de acordo com a tendência mundial de uso da energia elétrica para tração de veículos. A EMTU/SP, atenta às tendências e ao desenvolvimento tecnológico, iniciou testes com veículos elétricos à bateria com autonomia de 70 Km, na extensão Diadema – São Paulo (Morumbi) sem a utilização de redes aéreas.

Eletrificação do trecho Piraporinha-Jabaquara

A EMTU/SP concluiu a obra de eletrificação do trecho entre o Terminal Piraporinha e Terminal Jabaquara do Corredor ABD (São Mateus- Jabaquara) em outubro de 2011 e iniciou a operação comercial em Março/2012. Foram implantadas 14 Estações Retificadoras em 13.200 Vca / 650 Vcc (13 estações de 750 Kws e 1 estação de 1125 Kw), e 11 km de rede área bifilar nos dois sentidos.

Repotencialização

O trecho entre o Terminal de São Mateus e o Terminal Piraporinha no Corredor ABD (São Mateus – Jabaquara) foi eletrificado há 24 anos. Este trecho opera com frota reduzida de trólebus e foi repotencializado para permitir que a Concessionária substitua gradualmente toda a frota movida a óleo diesel por sistema de tração elétrica, que se constitui em solução limpa e não-poluente de transporte, beneficiando os usuários da EMTU/SP e a população ao longo do Corredor.

Neste empreendimento foram implantadas 14 novas Estações Retificadoras e as 13 existentes foram substituídas para utilização de equipamentos mais modernos e tecnologia de última geração e com potência maior. Além disso, a estação retificadora localizada na unidade da EMTU/SP em São Bernardo do Campo foi reformada.

No Terminal Sônia Maria em Mauá foi implantada a rede aérea com extensão de 1 km, para possibilitar a utilização de trólebus. A obra foi concluída em outubro de 2013 e os trólebus já estão operando no trecho.

CCE – Centro de Controle de Energia 

Com a implantação do Centro de Controle Energia (CCE) é possível supervisionar e controlar as 50 estações retificadoras do Corredor ABD (São Mateus-Jabaquara), com exceção da extensão Diadema – São Paulo (Morumbi). O Corredor é operado por trólebus, veículo elétrico que utiliza energia limpa e com 0% de emissão de poluentes. O CCE possibilita monitorar suas paradas de ônibus, com implantação de Circuito Fechado de TV - CFTV e de painéis digitais.

O CCE está instalado na unidade da EMTU/SP em São Bernardo do Campo, e foi conectado gradativamente aos sistemas, conforme os trechos eletrificados foram concluídos.

Mapa do Corredor ABD (São Mateus - Jabaquara)

Benefícios de todo
Empreendimento:

  • Emissão zero de poluentes;
  • Baixo índice de ruídos;
  • Padrão internacional
  • Indutor deste tipo transporte para outras cidades brasileiras.
Box Rodape

Fotos

  • Modernização do Corredor ABD (São Mateus - Jabaquara) 
  • Modernização do Corredor ABD (São Mateus - Jabaquara) 
  • Modernização do Corredor ABD (São Mateus - Jabaquara) 
  • Modernização do Corredor ABD (São Mateus - Jabaquara) 
Box Rodape





Logotipo do Governo do Estado de São Paulo

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos S.A. de São Paulo - EMTU/SP utiliza cookies, que são controlados e armazenados em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no nosso portal implica na concordância com esse procedimento, que se fundamenta na Política de Privacidade da empresa.