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Programa ConscientizAR

Imagem de viaturas da fiscalização da EMTU estacionadas no pátio.

O programa ConscientizAR foi criado em 2008 e tem o objetivo de diminuir a emissão de poluentes dos ônibus a diesel que operam em sistemas gerenciados pela EMTU/SP. Com a orientação de técnicos da EMTU/SP , o programa possui caráter educativo e informa sobre a necessidade de manter os motores regulados.

A fiscalização dos motores é realizada nas empresas das Regiões Metropolitanas de São Paulo, Baixada Santista, Campinas, Sorocaba e Vale do Paraíba e Litoral Norte.

A análise é realizada por uma equipe técnica que avalia o nível de fumaça preta expelida pelo escapamento dos coletivos, utilizando o opacímetro, aparelho que mede a quantidade e a opacidade da fumaça (grau de enegrecimento expresso em porcentagem).


Foto de um fiscal da EMTU utilizando um notebook para análise da quantidade de fumaça preta emitida pelo veículo medida pelo opacímetro.

Análise técnica

O trabalho de campo do Programa ConscientizAR é realizado diariamente por técnicos treinados pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb). A equipe mede por meio de equipamento chamado opacímetro  o material particulado (conhecido popularmente como fumaça preta) que sai do escapamento dos veículos.

A emissão acima dos níveis permitidos está diretamente associada à falta de manutenção do veículo ou à má qualidade do combustível utilizado. Entre os problemas mais comuns estão a bomba injetora desregulada, bicos injetores danificados, filtros de ar e óleo com vida útil vencida e combustível adulterado.

Em caso de registro de irregularidade, a empresa deve se adequar ao nível de emissão permitido pela regulamentação e passar por nova vistoria. Se o problema persistir, a empresa é multada e os veículos são impedidos de circular até a regularização.


O que é o opacímetro?

A análise da quantidade de fumaça preta emitida pelos ônibus movidos a diesel é feita com uso de um equipamento chamado opacímetro. Trata-se de um instrumento portátil constituído por um banco óptico, sonda e maleta com cabos.

A fumaça do escapamento de motores a diesel é composta por partículas suspensas no gás, que obscurecem, refletem ou refratam a luz. Pela sonda instalada no escapamento, a fumaça é levada à câmara de medição, onde existem um emissor de luz e um receptor. O facho de luz é interceptado pela fumaça e, assim, é medida a opacidade. A aferição é processada por um software instalado em um laptop.




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