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Programa ConscientizAR

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O programa ConscientizAR foi criado em 2008 e tem o objetivo de diminuir a emissão de poluentes dos ônibus a diesel que operam em sistemas gerenciados pela EMTU/SP. Com a orientação de técnicos da EMTU/SP , o programa possui caráter educativo e informa sobre a necessidade de manter os motores regulados.

A fiscalização dos motores é realizada nas empresas das Regiões Metropolitanas de São Paulo, Baixada Santista, Campinas, Sorocaba e Vale do Paraíba e Litoral Norte.

A análise é realizada por uma equipe técnica que avalia o nível de fumaça preta expelida pelo escapamento dos coletivos, utilizando o opacímetro, aparelho que mede a quantidade e a opacidade da fumaça (grau de enegrecimento expresso em porcentagem).


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Análise técnica

O trabalho de campo do Programa ConscientizAR é realizado diariamente por técnicos treinados pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb). A equipe mede por meio de equipamento chamado opacímetro  o material particulado (conhecido popularmente como fumaça preta) que sai do escapamento dos veículos.

A emissão acima dos níveis permitidos está diretamente associada à falta de manutenção do veículo ou à má qualidade do combustível utilizado. Entre os problemas mais comuns estão a bomba injetora desregulada, bicos injetores danificados, filtros de ar e óleo com vida útil vencida e combustível adulterado.

Em caso de registro de irregularidade, a empresa deve se adequar ao nível de emissão permitido pela regulamentação e passar por nova vistoria. Se o problema persistir, a empresa é multada e os veículos são impedidos de circular até a regularização.

 


O que é o opacímetro?

A análise da quantidade de fumaça preta emitida pelos ônibus movidos a diesel é feita com uso de um equipamento chamado opacímetro. Trata-se de um instrumento portátil constituído por um banco óptico, sonda e maleta com cabos.

A fumaça do escapamento de motores a diesel é composta por partículas suspensas no gás, que obscurecem, refletem ou refratam a luz. Pela sonda instalada no escapamento, a fumaça é levada à câmara de medição, onde existem um emissor de luz e um receptor. O facho de luz é interceptado pela fumaça e, assim, é medida a opacidade. A aferição é processada por um software instalado em um laptop.




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