23/05/2025 - Ampliação do Corredor Metropolitano Itapevi-São Paulo avança
Encontros com a população informaram sobre desapropriações de 63 imóveis na cidade de Osasco

A EMTU/SP, que encontra-se em fase de liquidação, realizou dois encontros em 21 e 22 de maio, para informar proprietários, inquilinos, setor público e lideranças locais, sobre a desapropriação de 63 imóveis no trecho da futura ampliação do Corredor Metropolitano Itapevi-São Paulo. A Declaração de Utilidade Pública (DUP) para fins de desapropriação dos imóveis foi publicada em dezembro de 2024, no Decreto nº 69.239. As reuniões também informaram sobre os valores que serão ofertados aos imóveis, reforçando o compromisso de transparência do Governo no Estado nos processos de desapropriação.
Os responsáveis pelos imóveis foram contatados, tendo como opção as datas para comparecimento. O local dos encontros foi o Espaço Cultural Grande Otelo, na Rua Dimitri Sensaud de Lavoud, 100 - Vila Campesina, Osasco.
As obras serão executadas no trecho entre o Terminal Luiz Bortolosso (KM 21) e o Terminal Vila Yara, em Osasco, com 7,6 km de extensão, incluindo 10 paradas de embarque e desembarque com projeto executivo já concluído.
A contratação de empresa especializada para a execução das obras de implantação do trecho está em andamento.
Corredor Itapevi - São Paulo
Em outubro de 2024, o governador Tarcísio de Freitas entregou, em Carapicuíba, dois viadutos e a pavimentação de 2,2 quilômetros do Corredor Metropolitano Itapevi-São Paulo (Terminal Vila Yara), além da conclusão das paradas Brasil e Poupatempo. Essas foram as ultimas entregas realizadas na ampliação deste importante corredor de ônibus. Com investimentos de R$80,2 milhões, as obras representaram um avanço importante na mobilidade e segurança viária para a região oeste da Grande São Paulo, beneficiando a população local e cerca de 70 mil passageiros que utilizam diariamente 27 linhas intermunicipais que passam pelo corredor.
Além de melhorar a fluidez e segurança do transporte local, o conjunto dos viadutos contribuiu dando maior fluidez no trânsito do centro de Carapicuíba, onde estão localizados os terminais metropolitano, municipal e a Estação da Linha 8-Diamante. A obra também proporcionou à população uma nova opção de deslocamento entre Carapicuíba e os bairros Alphaville e Tamboré, em Barueri, sem passar pela região central.
Quando totalmente concluído, o Corredor Itapevi-São Paulo terá 23,6 km de extensão, sendo que 16 km já foram implantados; 27 paradas de embarque e desembarque, sendo 18 já implantadas; uma estação de transferência já implantada; quatro terminais já implantados; e três viadutos já entregues.
O traçado apresenta a seguinte configuração: 5 km no trecho Itapevi – Jandira; 11 km no trecho Jandira até o Terminal Metropolitano Luiz Bortolosso (Km 21), onde está inserido o Terminal Carapicuíba; 7,6 km do Terminal Luiz Bortolosso (Km 21) até o Terminal Vila Yara, em Osasco.
Veja aqui a apresentação do projeto
Atualizado em: 27/06/2025 17:17:07