Em atendimento à legislação eleitoral, os demais conteúdos deste site ficarão
indisponíveis de 2 de julho de 2022 até o final da eleição estadual em São Paulo.


Imagem pagina

11/11/2021 - Corpo de Bombeiros volta ao Terminal Jabaquara da EMTU na véspera do feriado para ação de prevenção a afogamentos



Guarda-vidas estarão  nesta sexta-feira (12) e sábado (13) para explicar aos passageiros quais os cuidados necessários antes de entrar no mar  

 

visualizador

 







Para alertar sobre riscos de afogamento de banhistas que pretendem viajar à praia neste feriado da Proclamação da República, 15 de novembro, o Corpo de Bombeiros de São Paulo, em parceria com a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, fará uma campanha para passageiros do Terminal Jabaquara da EMTU nesta sexta-feira (12) e sábado (13). 

A ação "A praia vai ao terminal" foi escolhida para acontecer no Jabaquara por ser uma das rotas de quem se destina à Baixada Santista de ônibus. Para chamar atenção dos passageiros, será montado um cenário de praia, com a cadeira usada pelos guarda-vidas, bandeira de sinalização de perigo, guarda-sol e equipamentos usados para socorrer banhistas. O objetivo também é lembrar aos pais que devem ficar sempre de olho nas crianças enquanto estiverem na praia. Outra recomendação é identificá-los com pulseiras contendo nome e telefone do responsável. 

Os guarda-vidas vão explicar quais são os principais erros dos turistas nas praias e alertar sobre o perigo das correntes marítimas, das tempestades e da perigosa combinação do mar com excesso de álcool e de comida. Na empolgação de aproveitar tudo ao máximo, os banhistas esquecem os limites e desprezam os riscos do mar enquanto se divertem. O Corpo de Bombeiros alerta que é preciso estar atento e respeitar a sinalização colocada pelos guarda-vidas nas praias.

Números de afogamento – Em 2021, até 11 de novembro, os bombeiros já salvaram 2.100 pessoas nas praias do Estado e realizaram mais de 60 mil ações de prevenção em casos de risco. Foram registradas 44 mortes de banhistas. 

Perfil – A maioria das ocorrências de afogamento envolve homens entre 16 e 18 anos, da Região Metropolitana de São Paulo e geralmente são turistas que descem para o litoral de manhã para voltar no fim do dia, comem demais - o que pode provocar congestão - e ingerem grande quantidade de álcool, perdendo o discernimento e a capacidade de reação. 

Serviço: 

 

Ação de prevenção a afogamentos 

Data: 12 e 13/11 

Horário: 10h às 13h 

Local: Terminal Metropolitano Jabaquara 

Endereço: Rua Nelson Fernandes, s/n° - Jabaquara - São Paulo/SP 

 

Secretaria dos Transportes Metropolitanos – A STM cuida diariamente do transporte de cerca de 10 milhões de passageiros (em tempos normais) que usam os ônibus gerenciados pela EMTU, além dos trens do Metrô, da CPTM e das linhas 4-Amarela e 5-Lilás, concedidas à iniciativa privada. A Estrada de Ferro Campos do Jordão, no interior do Estado, também é responsabilidade da STM, assim como o Parque Capivari, igualmente em Campos do Jordão e concedido à iniciativa privada. 


Atualizado em: 11/11/2021 12:51:46



Governo do Estado de SP