Obras vão durar dois anos e compõem a primeira fase do trecho Barreiros-Samaritá do VLT
A EMTU assinou esta semana contrato de R$193,6 milhões com a empresa Paulitec-Agis-Ponte A Tribuna, que ganhou a licitação para a reforma e ampliação da Ponte A Tribuna (antiga Ponte dos Barreiros). Com 650 metros de extensão, a ponte conecta a área insular à parte continental de São Vicente. A previsão do início dos serviços é janeiro de 2024, com a conclusão prevista para 24 meses após a ordem de início.
A reforma marca o início da implantação da fase 3 do VLT da Baixada Santista, ligando o Terminal Barreiros à Samaritá. O ramal vai beneficiar cerca de 150 mil pessoas que residem em dez bairros da área continental de São Vicente e dependem do transporte público para se deslocar até Santos, município onde se localiza a maior parte das atividades econômicas da Baixada Santista. O investimento do Governo do Estado previsto para toda essa fase é de R$562 milhões.
O projeto contempla a ampliação e reforço da estrutura, duplicação da parte ferroviária (atualmente inoperante), expansão do trecho de passeio e melhorias da infraestrutura rodoviária. Após a reforma e ampliação da ponte, estão previstas as demais intervenções para a ligação do Terminal Barreiros até Samaritá, na área continental de São Vicente.
Este trecho do VLT terá uma extensão de 7,5 km, com quatro estações. A concessionária BR Mobilidade vai operar 11 VLTs no ramal. A publicação do edital das obras do trecho está prevista para junho de 2024, após conclusão do processo de licenciamento ambiental.
Sobre a EMTU
Vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) é controlada pelo Governo de São Paulo. Fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas cinco regiões metropolitanas do Estado: São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba / Litoral Norte. Juntas, as áreas somam 134 municípios.