A programação do Setembro Amarelo organizada pela EMTU termina nesta quarta-feira (27), no Terminal Diadema, com um evento em parceria com a Proz Educação para sensibilizar a população sobre saúde mental e comportamentos que possam levar ao suicídio. Haverá também testes gratuitos de glicemia e aferição da pressão arterial à disposição dos passageiros, além da distribuição de folhetos sobre o tema. Alunos e professor do curso de farmácia estarão no terminal com uma roda de conversa sobre pressão arterial e diabetes.
Antes do evento desta quarta-feira a EMTU organizou outras sete ações do Setembro Amarelo em terminais metropolitanos da Grande São Paulo e na sede em São Bernardo, em parceria com a Proz Educação, Associação Bem Querer Mulher, Instituto Psiu e NEPSAR (Núcleo de Estudo e Pesquisa em Sociopsicodrama).
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), morrem anualmente mais pessoas por suicídio do que por HIV, câncer de mama e homicídios, totalizando mais de 700 mil óbitos por ano em todo o mundo. Outros números que mostram a dimensão do problema são da Secretaria de Vigilância em Saúde divulgados pelo Ministério da Saúde em setembro de 2022: entre 2016 e 2021, o número de suicídios aumentou 49,3% entre adolescentes de 15 a 19 anos no Brasil.
Setembro Amarelo - A campanha surgiu em 2013 e foi incluída no calendário nacional pela Associação Brasileira de Psiquiatria com o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade de preservar a saúde mental e evitar o suicídio.
Proz Educação - Nasceu a partir da união de duas escolas formadoras de profissionais de saúde, a ESSA (SP) e a Enferminas (MG). Fundadas há mais de 10 anos, as duas instituições, juntas, já formaram mais de 22 mil estudantes.
Evento - Setembro Amarelo
Data e horário: 27 de setembro de 2023 (09h às 13h)
Local e endereço: Terminal Diadema (Av. Conceição, s/n, Parque Mamede - Diadema)
Sobre a EMTU
Vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) é controlada pelo Governo de São Paulo. Fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas cinco regiões metropolitanas do Estado: São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba / Litoral Norte. Juntas, as áreas somam 134 municípios, com transporte de aproximadamente dois milhões de passageiros metropolitanos por dia.