A EMTU inicia nesta segunda-feira (15), no Terminal Jabaquara, uma série de ações de conscientização sobre a hanseníase, em parceria com a Superintendência de Vigilância Sanitária (SUVIS) Epidemiológica Vila Mariana/Jabaquara. O evento faz parte da Campanha Janeiro Roxo, de Prevenção à Hanseníase.
Agentes do SUVIS colocarão à disposição dos passageiros exames para identificar possíveis manchas ou lesões na pele característicos da Hanseníase, doença crônica causada pela bactéria Mycobacterium leprae e que pode afetar qualquer pessoa. Caracteriza-se por alteração, diminuição ou perda da sensibilidade térmica, dolorosa, tátil e força muscular, principalmente em mãos, braços, pés, pernas e olhos, podendo gerar incapacidade permanente.
Nos dias 17 e 19 de janeiro, as ações acontecerão nos terminais São Mateus e Carapicuíba, respectivamente, em parcerias com o Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) São Mateus / PMCH Programa Municipal de Controle de Hanseníase e a Sequencial Escola Técnica. Lá também será oferecida aos passageiros a possibilidade de identificar manchas e/ou lesões que porventura aparecerem durante a sensibilização, testes gratuitos de aferição da pressão arterial e glicemia, além da entrega de folhetos informativos sobre o tema.
Em boletim divulgado em 2023 pela Secretaria de Vigilância em Saúde sobre a doença, constatou-se que, entre 2017 e 2021, ocorreram 119.698 novos casos no Brasil, sendo mais de 55% dos diagnósticos confirmados em pessoas do sexo masculino.
Janeiro Roxo - Criado em 2016 pelo Ministério da Saúde como um alerta para a prevenção e conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce da hanseníase.
Evento: Janeiro Roxo / Conscientização sobre a hanseníase
Datas, horários, locais e endereços:
Terminal Jabaquara, 15/01/2024, das 10h às 14h (Rua Nelson Fernandes, s/n° - Jabaquara - São Paulo/SP)
Terminal São Mateus, 17/01/2024, das 09h às 12h (Av. Adélia Chohfi, 100 - Jardim Vera Cruz - São Paulo - SP)
Terminal Carapicuíba, 19/01/2024, das 10h às 14h (Praça dos Emancipadores - Quitaúna, Osasco - SP, 06186-250)
SUVIS Vila Mariana/Jabaquara Epidemiológica - Unidade de Vigilância em Saúde localizada na Rua Genaro de Carvalho, 101 - Vila Mira, São Paulo.
Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) São Mateus - A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) incorporou, em 2008, o Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) na Estratégia Saúde da Família (ESF), na Coordenação da Atenção Básica, com o intuito de estimular novas práticas no campo da Promoção da Saúde em nível local.
PMCH Programa Municipal de Controle de Hanseníase - Desenvolve ações que visam coordenar a vigilância epidemiológica dos casos de hanseníase e direcionar a prática em Unidades de Saúde por meio da uniformização e sistematização do atendimento aos usuários.
Sequencial Escola Técnica - Escola Técnica focada na melhor capacitação e profissionalização de seus alunos com 8 unidades na Região Metropolitana de São Paulo.
Sobre a EMTU
Vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) é controlada pelo Governo de São Paulo. Fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas cinco regiões metropolitanas do Estado: São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba / Litoral Norte. Juntas, as áreas somam 134 municípios.