29/10/2018 - Hackathon continental inédito chega ao Brasil em novembro

Evento com foco em inovação e tecnologia para questões de mobilidade tem movimentado cinco países latino-americanos desde setembro

Começam nesta terça (30/10) e vão até o dia 20/11 as inscrições para o 1º Y4PT Continental Transport Hackathon Américas 2018 (HACKAMERICAS 2018) – considerado o principal evento nacional e internacional de inovação sobre transportes sustentáveis das Américas, a ser realizado de forma ininterrupta nos DIAS 30 DE NOVEMBRO E 1º DE DEZEMBRO de 2018.

O evento faz parte de uma “maratona” de inovação que começou em setembro e vai até novembro, percorrendo cinco países da América Latina: Uruguai, Brasil, Chile, República Dominicana e Colômbia. No Brasil, o evento acontece em São Paulo, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

O Hackaméricas é uma “maratona” de inovação, competição de empreendedorismo em tempo real. Equipes multidisciplinares, formadas por mínimo de três e máximo de cinco participantes, disputarão entre si para criar as melhores soluções inovadoras para os desafios de mobilidade atuais e futuros da Região Metropolitana de São Paulo. Os interessados em participar dessa disputa devem se inscrever pelo site http://www.hackamericas.org/saopaulo/. O cadastro pode ser feito individualmente ou em equipe.

O evento é uma iniciativa do Youth For Public Transport Foundation (Y4PT), instituição vinculada à União Internacional de Transporte Público (UITP), e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A realização é da EMTU/SP, por meio de seu laboratório de inovação, o ELAB-Experimentos em Transportes, Universidade Presbiteriana Mackenzie e a Scipopulis, com patrocínio do Metrô de São Paulo; apoio técnico do Núcleo de Inovação da Secretaria de Governo do Estado de São Paulo; e apoio institucional da CPTM e da Artesp.

As equipes selecionadas ficarão instaladas na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (prédio 09, campus Higienópolis). Contarão com apoio de equipes de pesquisadores multidisciplinares considerados “mentores” dos projetos que atuam nos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Design da FAU, além da parceria de pesquisadores do Centro de Comunicação e Letras, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, da Escola de Engenharia e da Faculdade de Computação e Informática desta instituição. Durante a maratona as equipes terão à disposição o acesso à internet e aos dados abertos das empresas parceiras, bem como a infraestrutura necessária o desenvolvimento dos projetos e estada no local.

Entre os desafios que serão analisados durante o período de 35 horas ininterruptas do torneio estão: expansão urbana, congestionamentos, poluição ambiental, intermodalidade, sistemas de pagamento e taxas de transporte, acessibilidade universal entre outros desafios fundamentais à melhoria da mobilidade urbana.

O grupo brasileiro vencedor, assim como as equipes ganhadoras dos outros quatro países, receberá 10 mil dólares para a incubação das soluções. Em seguida, o corpo de jurados formado por representantes da UITP e do BID escolherá três dos cinco grupos como vencedores continentais. Um integrante de cada um dos três times viajará para a Suécia para participar da 3ª Hackathon Global de Transporte - Y4PT Estocolmo 2019.

Eventos anteriores

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU/SP) realizou em sua unidade de São Bernardo do Campo a primeira versão do Hackathon do Y4PT/UITP, em março de 2017. Gustavo e Matheus Salles representaram o Brasil em Montreal, dois meses depois. Após a realização da 1ª Hackathona Metropolitana EMTU-Metra a empresa abriu o primeiro laboratório metropolitano de inovação em transporte público da América Latina, o ELAB - Experimentos em Transportes, e o segundo voltado para mobilidade urbana – o primeiro foi o Mobilab da Prefeitura de São Paulo.

Em abril deste ano realizou a segunda versão, o HACKEMTU, em parceria com a Universidade de Campinas (Unicamp), com quase 200 inscritos, engajamento de 10 empresas (Transporte, Acadêmico, Estatística e Ecossistema de Inovação), mais de 70 técnicos-mentores, quatro patrocinadores. Jordão Bragantini representou o Brasil no evento mundial, em Dubai.

1º Y4PT Continental Transport Hackathon Américas 2018
Data: 30/11 a 1º/12
Horário: das 8h de sexta (30/11) às 18h de sábado (01/12)
Local: prédio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie