06/10/2020 - Tecnologia "Luz UV-C" intensifica a higienização dos ônibus intermunicipais e VLT’s da Baixada Santista

A BR Mobilidade segue as determinações da EMTU/SP para adotar procedimentos que visam garantir a saúde dos passageiros

A BR Mobilidade passou a utilizar um sistema de desinfecção de ambientes por meio de luz ultravioleta (UV-C) nos ônibus intermunicipais e VLT's da Região Metropolitana da Baixada Santista. O processo segue as orientações da EMTU/SP para a intensificação da higienização dos veículos no combate à Covid-19.

O procedimento é realizado à noite, ao final da operação, e dura 20 minutos em média nos ônibus e 40 minutos no VLT. O mesmo processo já é amplamente utilizado na higienização de hospitais e no transporte público em outros países.

Segundo uma pesquisa da Universidade de Hiroshima, no Japão, publicada no mês de setembro no periódico científico American Journal of Infection Control, 99,7% de sua cultura viral do coronavírus é eliminada em apenas 30 segundos de exposição direta à luz UV-C de 222nm. O estudo ainda mostra que os raios ultravioletas são eficazes também na eliminação de vírus que se espalham pelo ar, como o da gripe e outros tipos de Coronavírus.

Atualizado em: 06/10/2020 16:03:45