Em parceria com o Centro de Cidadania LGBTI Laura Vermont, a EMTU realizará, no Terminal São Mateus, nesta quinta e sexta-feira (28 e 29), duas ações de combate à homofobia e respeito à diversidade com o objetivo de conscientizar os passageiros sobre a importância de lutar contra esse preconceito ainda presente na sociedade.
Agentes do Centro Laura Vermont vão orientar os passageiros sobre a importância dos cuidados com a saúde mental além de disponibillzar o encaminhamento, se necessário, a diversos serviços como: mudança de sexo, nome, hormonioterapia, educação e oportunidades profissionais. Também serão distribuídos preservativos, lubrificantes, além de kits de testes rápidos de HIV.
“A EMTU tem se comprometido a apoiar ações que contribuam para conscientizar a população sobre diversidade, já que transporta diariamente milhares de cidadãos de diferentes perfis”, salienta Paulo Reis, gerente de Marketing Institucional.
Segundo relatório da ONG Observatório de Mortes e Violências contra LGBTI+, lançado em maio de 2022, o Brasil foi o país onde mais ocorreram assassinatos de pessoas da comunidade pelo 14º ano consecutivo - dados que mostram a importância de ações de conscientização.
Centro de Cidadania LGBTI Laura Vermont - É uma iniciativa da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo por meio da Coordenação de Políticas para LGBTI, com o intuito de desenvolver atividades e marcar a luta contra a homofobia.
Evento - Conscientização contra a homofobia e respeito à diversidade
Data e horário: 28 e 29 de setembro de 2023 (13h às 17h)
Local e endereço: Terminal São Mateus (Av. Adélia Chohfi, 100 - Jardim Vera Cruz - São Paulo - SP)
Sobre a EMTU
Vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) é controlada pelo Governo de São Paulo. Fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas cinco regiões metropolitanas do Estado: São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba / Litoral Norte. Juntas, as áreas somam 134 municípios, com transporte de aproximadamente dois milhões de passageiros metropolitanos por dia.