27/02/2015 - Começa o plano de trabalho para a prospecção arqueológica do trecho Conselheiro Nébias – Valongo do VLT



A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP está coordenando a elaboração do plano de trabalho para a primeira etapa da prospecção arqueológica do trecho Conselheiro Nébias – Valongo do VLT da Baixada Santista. O plano, que indicará os pontos onde haverá as perfurações para sondagem, deverá ser aprovado pela Prefeitura de Santos e terá apoio técnico do município, se necessário. 

A Portaria do  Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, autorizando essa primeira fase da prospecção, foi publicada no Diário Oficial do Estado neste mês (06/02) e envolve a execução de diagnóstico interventivo com o objetivo de verificar se há sítio arqueológico na região.

Em junho de 2014 foi contratada, por meio de licitação, a empresa que está desenvolvendo os Estudos de Impacto Ambiental - EIA-RIMA. A prospecção arqueológica faz parte do processo de obtenção desta licença, cuja previsão de emissão pela Cetesb é no primeiro trimestre deste ano.

Trecho Conselheiro Nébias - Valongo

O trecho Conselheiro Nébias - Valongo do VLT da Baixada Santista, de 8 km de extensão, contará com um terminal (Valongo), uma Estação de Transferência (Conselheiro Nébias) e 13 estações de embarque/desembarque. O edital para a contratação de execução de obras deve ser publicado no segundo trimestre de 2015.


Atualizado em: 27/02/2015 16:55:10