31/01/2020 - No Dia Mundial do Câncer, EMTU/SP promove campanha de conscientização e orientação no Terminal São Mateus



De acordo com a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), até o final de 2020 serão confirmados no Brasil 90 mil novos casos de câncer de mama

Na próxima terça-feira (4), Dia Mundial de Combate ao Câncer, o Terminal São Mateus receberá uma ação voltada à conscientização para o combate ao câncer de mama, doença que mais atinge as mulheres no mundo. O evento ocorrerá das 10h às 14h e é resultado da parceria entre a EMTU/SP e a Associação Rosa Mulher.

As representantes da associação têm o objetivo de alertar a população feminina sobre a importância de realizar os exames regularmente, além de orientar para a atenção aos sinais do próprio corpo. Na atividade, haverá distribuição de materiais informativos sobre o tema e demonstrações de como realizar o autoexame. É importante lembrar que quanto mais cedo o diagnóstico, maior a chance de cura.

A equipe conta com assistente social, mastologista e psicóloga. Também colaboram mulheres que estão passando pelo tratamento, outras que já venceram a doença e simpatizantes da causa.

O câncer de mama se desenvolve na formação de células que compõem o tecido humano. No processo de substituição, células anormais acabam crescendo e formam um nódulo, que pode ser diagnosticado como tumor benigno e maligno.

De acordo com a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), a estimativa é de que até o final de 2020 serão confirmados no Brasil 90 mil novos casos de câncer de mama. A agência, que faz parte da Organização Mundial da Saúde (OMS), ainda aponta que mais de dois milhões de casos podem aparecer no mundo. Esse tumor é o que mais mata as mulheres e é a quinta maior causa de óbitos entre todos os tipos de câncer.

O  Dia Mundial de Combate ao Câncer é celebrado no dia 4 de fevereiro e visa aumentar a conscientização sobre  doença. Trata-se de iniciativa global organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS). A data foi criada em 2000 para mobilizar governos e indivíduos pelo controle desse mal. Segundo dados publicados em janeiro deste ano pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), 7,6 milhões de pessoas morrem anualmente em decorrência da doença

 

Evento - Dia Mundial de Combate ao Câncer

Data: 04/02

Horário: 10h às 14h

Local: Terminal Metropolitano São Mateus

Endereço: Av. Adélia Chohfi, 100 - Jardim Vera Cruz - São Paulo - SP


Atualizado em: 31/01/2020 18:15:31