22/08/2016 - Usuários do Terminal Metropolitano Jabaquara poderão fazer testes rápidos de hepatite C



Na próxima quarta-feira, 24/08, os passageiros do transporte metropolitano que circulam no Terminal Jabaquara poderão fazer um teste rápido para a hepatite C. Esta é mais uma campanha de saúde promovida pela EMTU/SP em parceria com a Associação Brasileira de Portadores de Hepatites - ABPH – que tem o objetivo de prevenir e diagnosticar precocemente esta doença silenciosa e que pode levar à morte.

Precaução
A estimativa é de que mais de 3 milhões de pessoas têm a doença no país e muitas outras não sabem que a tem. A hepatite C leva anos para se manifestar, mas o contágio é imediato de acordo com ABPH. A transmissão ocorre por via sanguínea, através de um corte ou uma ferida. Também pode acontecer na partilha de seringas ou lâminas,  alicates de unha de uso comum nos salões de beleza e relação sexual sem proteção.

Por não apresentar qualquer sintoma, quando a doença é descoberta pode estar em estado avançado, sendo necessário o transplante de fígado. Por isso a importância da precaução para o diagnóstico precoce e o tratamento adequado conforme o estágio da hepatite.

Testes
Os testes, aplicados por agentes da ABPH, serão das 9 às 17 horas e os resultados ficarão disponíveis após cinco minutos. Se positivo, a pessoa receberá as orientações para o início do tratamento.

Serviço
Data: 24/08
Horário: 09h às 17h
Local: Terminal Metropolitano Jabaquara
Rua dos Jequitibás, 80 – Jabaquara


Atualizado em: 22/08/2016 17:20:29