30/12/2015 - VLT amplia horário de atendimento à população a partir do dia 4/01, sem cobrança de tarifa



O VLT da Baixada Santista entra na terceira etapa de funcionamento agora com responsabilidade compartilhada entre o Consórcio BR Mobilidade e a EMTU/SP. A partir do próximo dia 04 de janeiro de 2016 terá início à operação assistida, com horário estendido das 09h às 16h, todos os dias da semana.

Na nova etapa, que antecede a operação tarifada, o VLT vai circular com seis veículos e intervalos de aproximadamente 10 minutos entre viagens, atendendo a nove estações implementadas para o trecho Barreiros – Porto: são elas Mascarenhas de Moraes, São Vicente, Emmerich, Nossa Senhora das Graças, José Monteiro, Itararé, João Ribeiro, Em São Vicente e Nossa Senhora de Lourdes e Pinheiro Machado, em Santos.

O percurso com aproximadamente 6,8km será percorrido em até 20 minutos com veículos operados por condutores devidamente treinados. A velocidade média, prevista nesta fase, é de 20km/h.

Cronograma de Operação em 2016

De 31/01 até 30/03 entra a Operação tarifada, das 9h às 16h todos os dias. De 31/03 a 31/09 o horário do atendido será estendido, passando a operar das 7h até às 19h.  A partir de setembro o terá atendimento das 6h até às 23h, todos os dias da semana.

O VLT, empreendimento do Governo do Estado com gestão da EMTU/SP, iniciou os testes operacionais em abril de 2015 e a circulação de um veículo de características operacionais inéditas em cidades brasileiras exigiu da EMTU/SP cuidados especiais com a segurança dos usuários e moradores dos bairros ao longo do trajeto, além da orientação necessária aos motoristas dos veículos que trafegam pela região.   

Faixas foram colocadas nos cruzamentos ao longo do trecho em operação e também próximo às nove estações, com os dizeres ATENÇÃO AO CRUZAR A VIA e ACESSO À PLATAFORMA SOMENTE NO LOCAL INDICADO. Folhetos estão sendo distribuídos à população com informações sobre a Operação Controlada e procedimentos de segurança recomendados ao acessar as plataformas e cruzar a via por onde circulará o VLT.

Próximos passos

O trecho Barreiros – Porto do VLT, com 11 km de extensão, está com 95% das obras concluídas em São Vicente e 60% em Santos. No momento está sendo montada a infraestrutura do Pátio Porto, a via permanente, além das edificações que fazem parte do conjunto destinado à manutenção dos VLTs. 

Cronograma de obra previsto até junho de 2016. Conclusão das obras da Estação Bernardino de Campo, Ana costa, Washington Luis e Conselheiro Nébias, em Santos e do Terminal Barreiros, em São Vicente.


Atualizado em: 30/12/2015 11:14:54