26/03/2018 - Alckmin autoriza publicação de edital de obras do trecho Conselheiro Nébias–Valongo do VLT
Também foram entregues
os dois últimos VLTs, três equipamentos de via e as últimas cinco portas-plataforma
das 15 estações do trecho Barreiros-Porto
O governador Geraldo Alckmin
autorizou nesta segunda-feira, 26 de março, a publicação do edital de obras do
trecho Conselheiro Nébias–Valongo do VLT da Baixada Santista. A previsão é que
a construção tenha início no segundo semestre deste ano, com investimento de R$
270 milhões. As obras devem durar 30 meses.
No mesmo evento, Alckmin
entregou os dois últimos VLTs contratados (21º e 22º) e três equipamentos de
manutenção, além da conclusão da instalação de portas-plataforma nas cinco
últimas das 15 estações do trecho Barreiros-Porto onde ainda não havia o
equipamento (Itararé, João Ribeiro, Nossa Senhora de Lourdes, Pinheiro Machado
e Terminal Porto).
Conselheiro
Nébias–Valongo – Com 8 km de extensão, o segundo trecho do VLT
terá 14 estações, a partir da estação de transferência Conselheiro Nébias,
distribuídas ao longo do centro histórico de Santos, Mercado Municipal e
importantes estabelecimentos de ensino superior da Baixada Santista. Serão
elas: Xavier Pinheiro, Universidades 1, Mercado, Paquetá, Poupatempo, Mauá, São
Bento, Valongo, José Bonifácio, Bittencourt, Campos Sales, Universidades 2,
Carvalho de Mendonça e Tamandaré.
Portas-plataforma
– A
operação das portas-plataforma nas estações Itararé, João Ribeiro, Nossa
Senhora de Lourdes, Pinheiro Machado e Terminal Porto completa a instalação do
equipamento nas 15 estações do trecho Barreiros-Porto do VLT. O investimento
total foi de R$ 40 milhões.
As portas-plataforma
protegem a via férrea e têm o funcionamento sincronizado com o movimento de
abertura e fechamento das portas do veículo. Possuem várias funções, dependendo
do local onde são instaladas, como prevenir queda de usuários na via; reduzir o
perigo de arraste ou impacto, especialmente dos trens que passam em alta
velocidade; melhorar o controle climático da estação; aumentar a segurança, ao
não permitir que entrem nas plataformas pessoas não autorizadas; evitar que os
usuários joguem lixo na via.
21º
e 22º VLTS – São os últimos VLTs dos 22 contratados. Assim
como os demais, possuem 2,65 m de largura por 44 m de comprimento e 3,20 m de
altura; capacidade para 400 usuários; velocidade média de 25 km/h (a máxima é
de 80 km/h); ar-condicionado e piso 100% baixo, facilitando a movimentação de usuários
com dificuldade de locomoção.
Veículos
auxiliares à manutenção – Os equipamentos de manutenção entregues
nesta segunda-feira são um vagão-plataforma, um veículo auxiliar de via e um
veículo auxiliar de manutenção de rede aérea.
O vagão-plataforma será
utilizado para o transporte de materiais, peças e equipamentos entre o pátio de
estacionamento e manutenção do Porto e a linha do VLT e vice-versa.
O veículo auxiliar de via
presta diversos serviços ao longo da via, principalmente para deslocamento rápido
de emergência e para sanar algum tipo de ocorrência técnica nos equipamentos,
transportando ferramentas, instrumentos e pessoal técnico na cabine. Vai
transitar no modo rodoviário, vencendo desníveis e curvas característicos das
vias urbanas.
O veículo auxiliar de
manutenção de rede aérea executa manutenção, inspeção e medição no sistema de
rede aérea, constituído de fio de contato, alimentador e suspensório e de seus
acessórios, principalmente, na troca de fio de contato e de seu tensionamento.
Transita no modo rodoviário, vencendo desníveis e curvas características das
vias urbanas, e no modo rodoferroviário sobre caixas de passagem elétricas,
aparelhos de mudança de via (AMV) e contadores de eixos, entre outros, sem
danificá-los ou alterar suas características de funcionamento.
Atualizado em: 26/03/2018 12:27:10