06/03/2017 - Campanha contra o Aedes aegypti especial para usuários do Corredor ABD
Amostras do mosquito Aedes aegypti adulto e larvas nos estágios do ciclo reprodutivo, distribuição de folhetos informativos e agentes de saúde esclarecendo dúvidas dos usuários. Essas ações educativas que acontecem no próximo dia 09/03/17, das 8 às 12 horas, no Terminal Metropolitano de São Mateus, zona leste de São Paulo, é uma parceria da EMTU com a Supervisão de Vigilância em Saúde (SUVIS) de São Mateus. Neste dia os usuários do terminal poderão esclarecer as dúvidas sobre a Dengue, ZIKA ou a Chikungunya.
Segundo o Instituto Oswaldo Cruz o mosquito transmissor da Dengue é originário do Egito, na África, e vem se espalhando pelas regiões tropicais e subtropicais do planeta desde o século 16, período das Grandes Navegações. Admite-se que o vetor foi introduzido no Novo Mundo, no período colonial, por meio de navios que traficavam escravos. Ele foi descrito cientificamente pela primeira vez em 1762, quando foi denominado Culex aegypti. O nome definitivo – Aedes aegypti – foi estabelecido em 1818, após a descrição do gênero Aedes. Relatos da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) mostram que a primeira epidemia de Dengue no continente americano ocorreu no Peru, no início do século 19, com surtos no Caribe, Estados Unidos, Colômbia e Venezuela.
No Brasil, os primeiros relatos de Dengue datam do final do século XIX, em Curitiba (PR), e do início do século XX, em Niterói (RJ). No início do século XX, o mosquito já era um problema, mas não por conta da Dengue. Na época, a principal preocupação era a transmissão da Febre Amarela. Em 1955, o Brasil erradicou o Aedes aegypti como resultado de medidas para controle da Febre Amarela. No final da década de 1960, o relaxamento das medidas adotadas levou à reintrodução do vetor em território nacional. Hoje, o mosquito é encontrado em todos os estados brasileiros. Segundo dados do Ministério da Saúde, a primeira ocorrência do vírus no país, documentada clínica e laboratorialmente, aconteceu em 1981-1982, em Boa Vista (RR), causada pelos vírus DENV-1 e DENV-4. Anos depois, em 1986, houve epidemias no Rio de Janeiro e em algumas capitais do Nordeste. Desde então, a Dengue vem ocorrendo no Brasil de forma continuada. No mundo mais de 100 países enfrentam problemas provocados pelo mosquito Aedes aegypti.
Atualizado em: 06/03/2017 14:42:24