Em atendimento à legislação eleitoral, os demais conteúdos deste site ficarão
indisponíveis de 2 de julho de 2022 até o final da eleição estadual em São Paulo.


Imagem pagina

07/03/2022 - Cartão TOP já pode ser utilizado em todas as linhas da EMTU na Região Metropolitana de São Paulo



Passageiros que utilizavam o cartão BOM devem solicitar a substituição pelo TOP, sistema que permite novas funcionalidades agregadas

 

visualizador







As linhas metropolitanas gerenciadas pela EMTU já estão aceitando o novo cartão TOP no embarque dos ônibus de toda Região Metropolitana de São Paulo. O TOP está substituindo o cartão BOM gradativamente, possibilitando novas funcionalidades sem interferir nos benefícios já proporcionados aos passageiros.

Os passageiros que ainda possuem saldo no cartão BOM podem usá-lo normalmente até o fim dos créditos, sem prazo para expirar. A troca do BOM pelo TOP está seguindo um calendário de acordo com a categoria do cartão. Os passageiros que utilizavam o BOM Vale-Transporte, Comum, Sênior e Escolar já podem fazer a substituição. A troca das modalidades Especial e Empresarial será disponibilizada a partir de maio de 2022.

Para solicitar o novo serviço, o passageiro deverá baixar o aplicativo TOP ou agendar atendimento em um dos pontos físicos disponíveis (consulte aqui: https://boradetop.com.br/#/calendario-cartao-bom)?. O usuário realizará um cadastro pelo aplicativo TOP ou pelo atendimento presencial, e poderá retirar seu cartão gratuitamente em uma das lojas ou receber em casa, com custo de envio.

Os créditos podem ser colocados no cartão TOP por meio do aplicativo TOP, WhatsApp do TOP (11 3888 2200), nas máquinas de autoatendimento sinalizadas nas estações da CPTM e do Metrô, terminais e nas lojas parceiras com o serviço habilitado que podem ser consultados pelo site do TOP. Depois da recarga digital, o passageiro deverá validar os créditos aproximando o cartão TOP nos validadores localizados nas estações da CPTM, Metrô, terminais de ônibus da EMTU ou a bordo do ônibus intermunicipais. A validação é necessária em todas as modalidades do cartão. Temporariamente, as recargas do cartão escolar estão sendo feitas exclusivamente nas máquinas de autoatendimento.

O novo cartão pode integrar funções de pagamento de transporte, débito e crédito. O cidadão poderá escolher a opção apenas para o transporte. Informações e locais de troca do BOM para o TOP estão disponíveis no site do TOP www.boradetop.com.br. Dúvidas também podem ser tiradas pelo WhatsApp do TOP (11 3888 2200) ou por meio das redes sociais Facebook, Instagram e Twitter (@boradetop).

O lançamento do cartão TOP foi anunciado em novembro como uma etapa fundamental no processo de modernização dos meios de pagamento dos transportes sobre trilhos e linhas de ônibus intermunicipais gerenciadas pela EMTU na Região Metropolitana de São Paulo. Assim como o BOM, o Cartão TOP também pode ser utilizado na CPTM e Metrô. O passageiro continua contando com o benefício do desconto de R$ 1,50 na integração entre ônibus e trilhos.

Sobre a EMTU - Vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) é controlada pelo Governo de São Paulo. Fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas cinco regiões metropolitanas do Estado: São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba / Litoral Norte. Juntas, as áreas somam 134 municípios.


Atualizado em: 07/03/2022 15:40:00



Governo do Estado de SP