Home EMTU

Imagem pagina

08/12/2021 - Corpo de Bombeiros e EMTU promovem “Operação Praia Segura” na Estação Ana Costa do VLT para alertar sobre afogamentos



Guarda-vidas vão orientar passageiros sobre os riscos do mar; mais de 3,8 mil ônibus da EMTU receberam cartazes com medidas de segurança para banhistas

 Com a chegada da temporada de verão, muitos turistas vão às praias para aproveitar as férias e celebrar o fim do ano. Com isso, aumentam os riscos de afogamento no mar e os cuidados devem ser redobrados. Para alertar banhistas, a EMTU - Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo e o Corpo de Bombeiros vão promover a campanha “Operação Praia Segura” e realizar uma ação preventiva de combate a afogamentos na Estação Ana Costa do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), em Santos, nesta quinta-feira (9/12).

Para chamar a atenção dos passageiros, será montado na estação um cenário de praia, com a cadeira usada pelos guarda-vidas, bandeira de sinalização de perigo, guarda-sol e equipamentos usados para socorrer banhistas. Os guarda-vidas vão explicar quais são os principais erros dos turistas nas praias e alertar sobre o perigo das correntes marítimas, das tempestades e da perigosa combinação do mar com excesso de álcool e de comida.

Por meio da campanha “Operação Praia Segura”, cartazes com medidas de segurança foram colocados em 3.810 ônibus de diversas linhas metropolitanas gerenciadas pela EMTU, em cinco regiões metropolitanas do estado. Os informativos alertam os cidadãos para não mergulhar onde tiver sinal de perigo, nadar em áreas próximas a um guarda-vidas, não entrar no mar caso tenha consumido álcool ou comida em excesso, evitar áreas mais fundas e não deixar crianças sozinhas.

Na empolgação de aproveitar ao máximo, os banhistas esquecem os limites e desprezam os riscos do mar enquanto se divertem. O Corpo de Bombeiros alerta que é preciso estar atento e respeitar a sinalização. O intuito também é lembrar aos pais que devem ficar sempre de olho nas crianças enquanto estiverem na praia. Outra recomendação é identificá-los com pulseiras contendo nome e telefone do responsável. 

Números de afogamento – Em 2021, até 2 de dezembro, os bombeiros salvaram 2.315 pessoas nas praias do Estado e realizaram mais de 60 mil ações de prevenção em casos de risco. Foram registradas 50 mortes de banhistas. 

Perfil – A maioria das ocorrências de afogamento envolve homens entre 16 e 18 anos, da Região Metropolitana de São Paulo e geralmente são turistas que descem para o litoral de manhã para voltar no fim do dia, comem demais - o que pode provocar congestão - e ingerem grande quantidade de álcool, perdendo o discernimento e a capacidade de reação. 

visualizador


























Serviço: 

Ação de prevenção a afogamentos 

Data: 09/12 
Horário: 10h às 12h 
Local: Estação Ana Costa do VLT 
Endereço: Av. Francisco Glicério, próximo à Avenida Ana Costa - Santos


Atualizado em: 08/12/2021 12:06:04



A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos S.A. de São Paulo - EMTU/SP utiliza cookies, que são controlados e armazenados em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no nosso portal implica na concordância com esse procedimento, que se fundamenta na Política de Privacidade da empresa.