Evento é uma parceria da EMTU, BR Mobilidade e Prefeitura de Santos em apoio ao Julho Amarelo
A EMTU, a concessionária BR Mobilidade e o Centro de Doenças Infectocontagiosas da Secretaria Municipal da Saúde de Santos se uniram para realizar uma importante ação de prevenção e informação sobre as hepatites virais nesta terça-feira (30) na Estação Ana Costa do VLT.
O evento, em apoio ao Julho Amarelo, mês do combate às hepatites virais, terá a presença de agentes de saúde distribuindo material informativo sobre as doenças e também preservativos na estação e dentro do VLT, além de conversar com os passageiros sobre atitudes preventivas e tratamentos disponíveis.
A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus, em relações sexuais desprotegidas, ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. Nem sempre a doença apresenta sintomas, mas quando aparecem, estes se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
No caso específico das hepatites virais, que são o objeto da campanha Julho Amarelo, estas são inflamações causadas por vírus classificados pelas letras do alfabeto em A, B, C, D (Delta) e E.
Segundo o Ministério da Saúde, entre 2000 e 2022, foram diagnosticados 750.651 casos de hepatites virais no Brasil. Desse total, o maior percentual é de hepatite C (39,8%), seguido de hepatite B (36,9%) e hepatite A (22,5%). Em relação à mortalidade, de 2000 a 2021, foram 85.486 óbitos por hepatites virais. A infecção pelo vírus C é o de maior letalidade, concentrando 76,1% dos óbitos, seguido pela hepatite B (21,5%) e, muito abaixo, está a hepatite A (1,5%).
Julho Amarelo - A campanha “Julho Amarelo” foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.802/2019 e tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais.
Serviço - Ação em apoio ao Julho Amarelo
Data: 30/07
Horário: 10h às 13h
Local: Estação Ana Costa do VLT
Endereço: Avenida Francisco Glicério, próximo à Avenida Ana Costa - Santos
Sobre a EMTU - Vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) é controlada pelo Governo de São Paulo. Fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas cinco regiões metropolitanas do Estado: São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba / Litoral Norte. Juntas, as áreas somam 134 municípios e a EMTU transporta nestas cidades atualmente cerca de 2 milhões de passageiros diariamente.