04/01/2018 - Governo do Estado entrega novas estações do VLT com portas plataforma, veículos de manutenção e 21º e 22º VLTs
O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Empresa Metropolitana de
Transportes Urbanos (EMTU/SP), entregou à população da Baixada Santista nesta
quinta-feira (4) mais três estações do VLT com portas de plataforma - Emmerick,
N. S. das Graças e José Monteiro, em São Vicente. Já as estações Itararé e João
Ribeiro, em São Vicente, e Nossa Senhora de Lourdes, Pinheiro Machado e
Terminal Porto, em Santos, terão a instalação do equipamento concluída até o
final de janeiro, completando as 15 estações do trecho Barreiros-Porto. O
Investimento foi de R$ 123,1 milhões.
Além das novas estações com portas plataforma, entrarão em operação esta
semana mais dois novos VLTs, totalizando os 22 veículos contratados. No
Terminal Porto, foram entregues quatro dos sete veículos auxiliares contratados
para manutenção do sistema, com investimento total de R$ 10,8 milhões. Os três
últimos serão entregues em fevereiro próximo.
O terceiro trecho do VLT (Barreiros-Samaritá) avança a partir desta
quinta-feira (04) com a autorização para a publicação de edital de contratação
dos projetos básico e executivo para recuperação da Ponte A Tribuna e acessos
por onde circulará o VLT no trecho Barreiros-Samaritá. O edital tem previsão de
publicação ainda em janeiro. A recuperação e reforço da ponte sobre o Canal do
Mar Pequeno - Ponte A Tribuna é necessária para assegurar a transposição do
canal interligando a área continental com a área insular do município de São
Vicente, permitindo a implantação do VLT.
Portas-plataforma,
VLTs e veículos auxiliares
As portas de plataforma são telas situadas na borda de uma plataforma.
Protegem a via férrea e têm uma das portas com movimento de abertura e
fechamento sincronizado com as portas do veículo. Entre as várias funções,
organizam o embarque e desembarque de usuários, melhoram o controle climático
da estação e aumentam a segurança, ao não permitir que entrem nas plataformas
pessoas não autorizadas. As estações Ana Costa e Bernardino de Campos foram as
primeiras do trecho Barreiros-Porto a terem as portas de plataforma instaladas.
Assim como os veículos já em operação, os novos VLTs que estão sendo
entregues possuem 2,65 m de largura por 44 m de comprimento e 3,20 m de altura;
capacidade para 400 usuários; velocidade média de 25 km/h (a máxima é de 80 km/h);
ar condicionado e piso 100% baixo, facilitando a movimentação de usuários com
dificuldade de locomoção.
Entre os veículos auxiliares de manutenção entregues estão o Locotrator,
um trator de manobra para rebocamentos e manobras do VLT e de outros veículos
auxiliares de manutenção nas vias principais e pátios de manutenção e
estacionamento, e um caminhão rodoferroviário que será utilizado para
transportar cargas do pátio de manutenção para a linha do VLT e vice-versa.
Estão sendo entregues também um caminhão rodoferroviário com guindaste e
um veículo auxiliar leve de via. Este veículo é utilizado para diversos
serviços, principalmente para deslocamento rápido de emergência visando sanar
algum tipo de ocorrência técnica nos equipamentos, transportando ferramentas,
instrumentos, entre outros, e pessoal técnico na cabina. Transita também no
modo rodoviário, vencendo desníveis e curvas característicos das vias urbanas.
Em fevereiro próximo serão entregues um veículo auxiliar de manutenção
de rede aérea, um vagão-plataforma (para o transporte de materiais, peças e
equipamentos) e um veículo auxiliar leve de via, utilizado para deslocamento
rápido de emergência ao longo da via.
Sistema Integrado Metropolitano da Baixada Santista - SIM/VLT
O ano de 2017 consolidou o VLT como fundamental
para a mobilidade dos usuários na Baixada Santista. Em janeiro foram entregues
4,5 km e as cinco estações restantes do primeiro trecho (Bernardino de Campos,
Ana Costa, Washington Luiz e Porto, em Santos, e Terminal Barreiros, em São
Vicente). O sistema passou então a operar nos 11,5km planejados.
Em agosto foi iniciada a operação do pátio de
estacionamento e manobras. Localizado no Terminal Barreiros e com capacidade
para seis VLTs, é importante como apoio à circulação dos VLTs no sentido
Barreiros-Porto. No mesmo mês foi disponibilizado aos usuários neste terminal
um bicicletário para 100 unidades, além do edifício de apoio com área de 164
m², sala administrativa e banheiros para o uso dos condutores.
Integração beneficiou usuários municipais e metropolitanos
A integração tarifária de dez linhas municipais de
Santos com o VLT começou em setembro, propiciando aos usuários uma economia de
R$ 3,50 em cada viagem. Mais oito linhas metropolitanas também passaram a fazer
integração ao novo sistema, totalizando 45 serviços intermunicipais. Os
passageiros passaram a contar com a integração entre os três modais
(Intermunicipal + VLT + municipal), pagando o valor da maior tarifa mais R$
1,00. A integração se deu com base em convênio assinado em julho de 2017 entre
o Governo do Estado e a Prefeitura de Santos.
Atualizado em: 04/01/2018 11:36:13