A partir desta terça-feira, 15/08, a EMTU, em parceria com o Instituto São Paulo de Ação Voluntária, dará início ao “Mutirão da Catarata”, que irá até o dia 15/09 e possibilitará aos passageiros que estiverem nos terminais Jabaquara e São Mateus a inscrição em um cadastro para agendar a realização da cirurgia da catarata. Eles também receberão informações dos voluntários do Instituto sobre a doença. Esta campanha gratuita, realizada há 15 anos, é aberta para as pessoas que acima de 50 anos e apresentam dificuldades para enxergar.
Após a pré-inscrição, os interessados na realização da cirurgia passarão por atendimentos com oftalmologistas e serão informados sobre a data, horário e local do procedimento cirúrgico.
A catarata é uma doença nos olhos que pode provocar cegueira e ocorre principalmente em decorrência do envelhecimento. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), surgem, por ano, 550 mil novos casos de catarata no Brasil e atinge cerca de 25% dos brasileiros com mais de 50 anos.
Evento - Mutirão da Catarata
Data: 15 de agosto à 15 de setembro de 2023
Horário: 10h às 16h
Locais e endereços: Terminal Jabaquara (Av. Nelson Fernandes Jr., s/n - SP) e Terminal São Mateus (Av. Adélia Chohfi, 100, Jardim Vera Cruz, São Paulo/SP)
Sobre a EMTU
Vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) é controlada pelo Governo de São Paulo. Fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas cinco regiões metropolitanas do Estado: São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba / Litoral Norte. Juntas, as áreas somam 134 municípios.