15/01/2022 - Next Mobilidade assume neste sábado (15) a operação de cinco empresas do sistema metropolitano gerenciado pela EMTU na região do ABC
Frota de 19 linhas circulará com veículos
mais novos, adicionando conforto e segurança às viagens realizadas diariamente
por cerca de 400 mil passageiros
A
partir deste sábado (15/01), 19 linhas gerenciadas pela EMTU operadas pelas empresas
Auto Viação Triângulo, Empresa Urbana Santo André, Viação Imigrantes, Viação
São Camilo e Viação Riacho Grande serão assumidas pela ABC Sistema (Next
Mobilidade), como prevê o novo modelo de concessão do sistema metropolitano no
ABC, que transporta diariamente cerca de 400 mil passageiros entre os sete
municípios da região e a capital.
A
reorganização do sistema e a modernização da frota no ABC, gerenciadas pelo
Governo do Estado, são melhorias que têm como objetivos proporcionar mais conforto
e segurança às viagens metropolitanas, além de contribuir para o cumprimento
dos padrões de qualidade exigidos pela fiscalização da EMTU.
Já
são atendidas pela Next Mobilidade 47 linhas que pertenciam às operadoras ABC,
Expresso SBC, Mobibrasil, Publix e Transbus. Em outros 31 serviços, a operação neste
momento continuará de responsabilidade das empresas EAOSA, Viação Ribeirão
Pires, Rigras, Tucuruvi e Rigras.
Todos
os itinerários e tabelas horárias vigentes seguirão sem alterações e podem ser consultadas
pelo app da EMTU, disponível para iOS e Android.
Renovação
da frota - Os ônibus
passam a ter prefixo iniciado com o número 8 e a frota está em processo de
modernização desde o ano passado. Em agosto de 2021, 116 novos ônibus começaram
a operar no sistema intermunicipal gerenciado na região pela EMTU, beneficiando
a população de Diadema, São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo, Santo André,
Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, municípios que formam a Área 5 de
concessão.
A
renovação da frota faz parte de um investimento de R$ 90,2 milhões a ser
realizado pela Next Mobilidade (ABC Sistema), SPE (Sociedade de Propósito
Específico) criada a partir da prorrogação por 25 anos do contrato de concessão
com a Metra, operadora do Corredor Metropolitano ABD.
Os
novos ônibus foram montados com carroceria Caio Apache Vip e dispõem de ar-condicionado.
Dos 116 veículos entregues, 20 dispõem de suspensão a ar, característica que
oferece mais segurança e melhor dirigibilidade, maior estabilidade e menor
impacto com o solo, reduzindo o desgaste dos pneus. Câmeras nas portas estão
instaladas em 60 desses veículos, proporcionando mais segurança a motoristas e
passageiros. Todos possuem elevador para pessoas com mobilidade reduzida e são
equipados com roteador wi-fi e tomadas USB para celulares.
Linhas incorporadas pela Next Mobilidade:
Urbana
151 - Santo André (Jardim Cambuí)/ São Paulo
(Fábrica Trol)
432 - Santo André (Terminal Metropolitano Santo
André-Leste) / São Bernardo do Campo (Bairro do Taboão)
Viação São Camilo
069 - Santo André (Terminal Metropolitano Santo
André Leste)/São Paulo (Fábrica Trol)
070 - Santo André (Terminal Metropolitano Santo
André Leste)/São Paulo (Fabrica Trol)
140 - São Caetano do Sul (Terminal Rodoviário
Nicolau Delic)/Santo André (Terminal Metropolitano Santo André-Leste)
173 - Santo André (Jardim Santa Cristina)/ São
Paulo (Jardim Planalto)
323 - Santo André (Terminal Metropolitano Santo
André Leste)/São Paulo (Jardim Clímax)
Viação Riacho Grande
004 - São Bernardo do Campo (Parque Alvarenga)/ São
Paulo (Terminal Sacomã)
152 - São Bernardo do Campo (Area Verde)/ São Paulo
(Terminal Sacomã)
153 - São Bernardo do Campo (Conjunto Terra Nova
II)/São Paulo (Terminal Sacomã)
431 - São Bernardo do Campo (Jardim Las Palmas)/Sao
Paulo (Terminal Sacoma)
Viação Triangulo
050 - São Bernardo do Campo (Paço Municipal)/ São
Paulo (Saúde)
050EX1 - São Bernardo do Campo (Paço Municipal)/
São Paulo (Campo Belo)
359 - São Bernardo do Campo (Paço Municipal)/ São
Paulo (Saúde)
Viação Imigrantes
217 - São Bernardo do Campo (Conjunto Terra Nova
II)/São Paulo (Terminal Rodoviário Tietê)
218 - São Bernardo do Campo (Área Verde)/São Paulo
(Terminal Rodoviário Tietê)
218EX1 - São Bernardo do Campo (Terminal
Metropolitano Ferrazópolis)/São Paulo (Glicério)
218EX2 - São Bernardo do Campo (Terminal
Metropolitano Ferrazópolis)/São Paulo (Glicério)
314 - São Bernardo do Campo (Jardim Las Palmas)/São
Paulo (Terminal Rodoviário Tietê)
BRT ABC - O investimento
privado na renovação da frota faz parte de um pacote de investimentos e
melhorias na área de mobilidade urbana do ABC, previsto como contrapartida à
prorrogação do contrato de concessão com a Metra, concebido pelo Governo do
Estado. O pacote inclui a construção do BRT ABC no valor estimado de R$ 860
milhões em investimentos privados. O sistema está previsto para operar
plenamente a partir de 2023 com faixas exclusivas e corredores em 17,3 km de
extensão ligando o centro de São Bernardo à capital. O pacote ainda contempla a
reforma do Corredor ABD e a renovação da frota metropolitana remanescente que
opera na região.
A seguir, as principais características do projeto:
- Custo total de implantação: R$ 860 milhões.
- 17,3 km entre o centro de São Bernardo do Campo,
passando por Santo André, São Caetano do Sul, Terminal Tamanduateí (São Paulo)
e Terminal Sacomã (São Paulo).
- Integração com a CPTM, Metrô, Expresso
Tiradentes, linhas da SPtrans e ao Corredor ABD.
- 20 estações e três terminais.
- 170 mil passageiros por dia.
EMTU - Vinculada à Secretaria dos Transportes
Metropolitanos, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo
(EMTU) é controlada pelo Governo de São Paulo. Fiscaliza e regulamenta o
transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas cinco regiões
metropolitanas do Estado: São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e
Vale do Paraíba / Litoral Norte. Juntas, as áreas somam 134 municípios.
Atualizado em: 15/01/2022 11:53:57